1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

António Mão de Ferro : Aposta da Semana : 20 a 26 de Setembro

Domingo, 19 Setembro 2010 12:01

António Gaspar Mão de Ferro Gualter Cardoso, nasceu no Porto, a 25 de Junho de 1976. A sua relação com a música, começou aos 11 anos e a guitarra foi muito cedo a sua referência, influência do pai, Joaquim Cardoso empresário e músico conceituado da famosa banda dos anos ’60 Tártaros.
 
Cedo descobriu a paixão da sua vida, a música! Tornou-se num autodidacta da guitarra, e aprendia sobretudo, através da sua dedicação sob a orientação do pai. António integra a primeira banda aos 13 anos, Sociofobia, de rock sinfónico.
Criou um estilo próprio tendo por base os Blues. A magia e o êxtase com que tocava evidenciavam solos de excelente qualidade e criatividade. Aos 17 anos, os Blues ganharam definitivamente um espaço importante na sua vida musical, com a banda Rithm, Funk, Soul and Blues, onde o António foi acumulando, por bares e clubes de jazz de todo o país, a experiência e a consolidação do guitarrista e do músico.
Um ano mais tarde, participa pela primeira vez numa edição discográfica, e nesse mesmo ano integra a Minnemann Blues Band, uma das mais antigas bandas do género em Portugal, constituída por músicos reputados: Wolfram Minnemann, Manuzé, Rui Ferraz e Rui Azul. Participou em diversos festivais de Jazz e Blues (Funchal Jazz; Simply Blues, Viana do Castelo e Seia Jazz, Douro Blues). Gravou ao vivo, decorria o ano de 1996, no Blues Café em Lisboa.
Em 1998, com 22 anos, António Mão de Ferro integra a conhecida banda portuguesa GNR (Grupo Novo Rock), ao lado de nomes como Rui Reininho e Toli Machado. Grava Popless e o Lago dos Cisnes em 2002, sendo este disco um dos mais famosos da banda. Foram inúmeras as actuações na televisão e em concertos no país e no estrangeiro, culminando em 2006 com a comemoração dos 25 anos dos GNR, no mediático festival Rock In Rio, em Lisboa.
O baixista Jerrel Lamar, um dos elementos dos Platters, e que tocou com Gino Vanelli, Herbie Hancock e Stevie Ray Vaughan, convida em 2004 o António Mão de Ferro para participar no seu projecto a solo. Em 2005 grava 4 faixas do projecto deste conhecido norte-americano, onde também participaram: Gregg Bissonette, Marcio Montarroyos, Ney Matogrosso e Alcione.
O ano de 2004, revela-se um dos mais importantes da sua vida, nasce a 16 de Agosto a sua filha Margarida. São inúmeros os projectos em que o António tem participado, invariavelmente deixando em todos eles, o seu toque de profissionalismo e classe.
ANTÓNIO MÃO DE FERRO é a APOSTA POPULARFM de 20 a 26 de Setembro e você pode ficar a saber tudo sobre ele!!!

Aposta da Semana

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.