1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Citânia Aposta da semana 26 Set. a 2 Out 2011

Domingo, 25 Setembro 2011 00:00

popularfm_apostadasemana_citaniaCitânia é um projecto de música popular que se pode situar nas novas fusões da música do mundo. A música de Citânia constitui um verdadeiro apelo aos sentidos, sons que evocam cores e aromas de terra e mar, numa viagem empírica por paragens e gentes distantes mas que se sentem aqui tão perto.

Citânia é um ensemble que mistura sons e ritmos electrónicos que tem Cláudia Leal na voz, Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Jonas Sousa na guitarra clássica, Tiago Vila no violoncelo e João Lopes no baixo, contrabaixo e programações, assumindo também a direcção musical e produção.

Segredos do Mar é o título deste álbum de estreia, reunindo 12 canções que no mar encontraram a sua inspiração. Desvendando alguns dos seus mistérios, abordando outras temáticas como a vida, o amor, a saudade ou a solidão, fazendo também alusão à mitologia. Talvez o maior fio condutor seja um pensamento positivo, num mar profundo de sentimentos, reflectindo os grandes valores humanos, onde o Homem é o centro de todas as coisas.

Citânia tem um sentido apurado de canção, fortemente inspirado na tradição portuguesa, absorve de igual forma influências da América do Sul e Mediterrâneo. Podem-se escutar melodias universais com texturas suaves e harmoniosas com ritmos dinâmicos, remetendo-nos por vezes para ambientes cinematográficos.

A originalidade é um dos pontos fortes deste trabalho, sendo a maioria das letras escritas por Samuel Lopes, havendo também uma compilação poética de Fernando Pessoa e um trecho da letrista grega Lina Dimopoulou. As músicas são de João Lopes, Samuel Lopes e Jonas Sousa existindo ainda uma versão do tema popular galego Alalá das Mariñas.

Este trabalho conta com a participação especial de alguns artistas convidados que aqui emprestam o seu talento, tornando Citânia um projecto aberto. Como é o caso das vozes portuguesas de Vitorino, Luís Filipe Sarmento, Natália Casanova, Ana Laíns e Paulo Ramos, das vozes gregas de Andriana Babali e Maria Zogopoulou, da gaita galega de Cristina Pato, da bouzouki e guitarra portuguesa de Ângelo Freire e do acordeão de Vítor Nunes.

Esta é uma edição especial em livro CD, sendo cada canção acompanhada por uma imagem, contendo também as letras e notas biográficas dos músicos e convidados.

Citânia ao vivo tem um espectáculo pleno de surpresas, onde a música interage com a dança e o vídeo, contando ocasionalmente com convidados.

Esta é uma obra com mais de 3 anos de concepção e reflecte a universal forma de ser português, aliando uma estética popular à inspiração tradicional.  

Aposta da Semana

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.