1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

CALEMA: Aposta da Semana POPULARFM 4 a 10 de Novembro de 2013

Terça, 05 Novembro 2013 12:23

popularfm_calemaCALEMA

Aposta da Semana POPULARFM

4 a 10 de Novembro de 2013

 

Fradique Mendes Ferreira e António Mendes Ferreira, nasceram em São Tomé e Príncipe, respectivamente na roça Ribeira-Peixe no sul do país (1987) e na capital São Tomé (1992).

Com a mesma mestiçagem que caracteriza o povo Santomense, («As estrelas do sul» 1ºnome da dupla ) descendem de cabo-verdianos, portugueses e angolares, transportando em si uma diversa herança cultural que os conduziu à paixão pela música.

Frequentaram a instrução primária em São João dos Angolares, capital do distrito de Caué, fizeram parte do grupo coral da Igreja de Santa Cruz dos Angolares, e desde muito cedo participaram em vários concursos, tendo chegado a ser os vencedores do Rumba, concurso anual que acontece na capital de São Tomé.

Em 2009 procuramos um nome mais curto e que tivesse uma melhor significado, e o escolhido mutuamente foi Calema, Calema significa uma especial ondulação na costa Africana, como as ondas ao chegar a praia trazem consigo sempre alguma coisa, nós trazemos: a música, o sorriso , emoções, a nossa cultura, o sol etc.

Mais tarde seria o género romântico a falar mais alto nas influências musicais dos dois jovens. Seguindo-se o desafio da composição.

Num dos nossos shows em São Tomé, tivemos o prazer em encontrar o presidente da Editora Harmonia de Cabo-verde, que demonstrou o interesse em produzir o nosso primeiro album, que se intitulou na saída do mesmo em 2010 "i Mondja Anguené"( Nas estradas de Angolares isto porque foi ali onde tudo começou).

Já em Portugal, nos focamos mais nos estudos durante 3 anos, nomeadamente na àrea da Multimédia e Audio-Visual inrequecendo mais ainda as nossas habilidades no meio artístico. Este tempo ali, nos serviu para traçarmos os nossos objectivos em relação a música. Foi assim que em 2011 juntamente com a nossa familia decidimos tentar a nossa chance em França. Apesar da nossa dificuldade em relação a língua nós nos lançamos nessa nova aventura mas sempre com o cadjon nas mãos a guitarra nas costas e a nossa música no coração.

Graças a Deus as coisas começaram a correr bem isto porque o mercado actual é muito rico em termos culturais, dando-nos possibilidades de mostrar mais da nosso país. Participamos em vários concursos musicais com o objectivo de encontrar uma équipa credivel capaz de dar corpo às melodias que transportamos. Foi num desses concursos nomeadamente LUSARTIST no qual fomos os vencedores, que tivemos a sorte de encontrar Alexandre Cardoso e Rodolfo Salvado e estamos em preparação do nosso próximo álbum, vamos ambos dar vida as nossas músicas e alcançar o nosso sonho de vida.

«O Segredo de um vencedor é acreditar na vitória e destruir barreiras com a fé.»

- Não perca no dia 12 de Novembro, os Calema n'Os Mais Belos Lamirés Radiofónicos.

Aposta da Semana

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.