1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

NOVOS RESTELOS: Aposta da Semana POPULARFM 6 a 12 de Janeiro de 2014

Segunda, 06 Janeiro 2014 15:32

popularfm_novos_restelosNOVOS RESTELOS

Aposta da Semana POPULARFM

6 a 12 de Janeiro de 2014

 

O Grupo de Música Portuguesa "Novos Restelos" trabalhou, entre Setembro de 1994 e Julho de 2002 com o sentido da valorização do património musical português no âmbito da música popular. António Augusto, José Lage e Mário Caeiro promoveram este projecto com uma rota previamente definida, da qual resultaram trajectórias que passaram pela divulgação de canções portuguesas não-originais com arranjos i...nstrumentais um pouco "ad libitum" (via espectáculos em bares e Câmaras Municipais pelos distritos de Lisboa e Setúbal), até a uma selecção de músicos onde as dinâmicas de trabalho permitissem um bom trabalho de equipa.

Nestas canções constou todo um trabalho de pesquisa, de experimentação, de improvisação, de análise e de uma prática instrumental que fez surgir novos "ambientes sonoros" associados à poesia portuguesa, os quais ao serem aplicados numa fase posterior a um conjunto de temas originais de António Augusto, culminou nos inéditos que apresentamos no CD que foi gravado no Boom Estúdio – Corroios pelo produtor Carlos Cabral e que foi finalizado pelo produtor Daniel Duarte na AM-Produções.
 
Fazendo jus ao nome " Novos Restelos ", eles " partiram " em busca de novas expressões da Música Portuguesa nunca descurando o que há demais marcante em termos de influências várias das quais souberam fazer um aproveitamento muito "sui generis". São "Restelos" porque o projecto nasce no Restelo, precisamente no local onde no século XV os Portugueses partiram para os Descobrimentos. São "Novos" por...que pretendem integrar-se sempre em novos ambientes sonoros na Música Portuguesa. Esta associação nada tem a ver com o episódio do " Velho do Restelo" dos nossos " Lusíadas ", mas poder-se-á relacionar sim, com a vontade de novas descobertas que possam valorizar o Património Musical Português.

Tendo por temática dominante o Amor, as canções dos Novos Restelos, incorrem numa banalidade melódica e na simplicidade da harmonia. Bem sabemos que só a leitura de um verso, poderá ter na sua entoação musicalidade, mas também sabemos que para muitos "um verso sem música é como um rio sem água".
 
 
- Informação retirada do Facebook oficial dos "Novos Restelos".

Aposta da Semana

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.