1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

TOY: Artista do Mês de Agosto 2012

Segunda, 30 Julho 2012 11:13

popularfm_toy_vivoTOY

Artista do Mês de Agosto 2012 - POPULARFM

António Manuel Neves Ferrão, este é nome de Toy, que começou a sua carreira artística com 5 anos, atuando pela primeira vez numa festa organizada pela coletividade “Setubalense”.

Toy, natural de Setúbal, aos dez anos integrou num grupo de teatro, de nome “Capricho Setubalense”, onde manteve uma ligação por dez anos.

Após concluir os estudos em Setúbal, emigrou para Alemanha onde viria a editar o seu primeiro trabalho em parceria com os “Prestige”.

Viveu durante oito anos na Alemanha, onde teve a oportunidade de trabalhar em vários estúdios e onde também foi produtor de vários artístas e grupos - em simultâneo desenvolvia os seus próprios trabalhos.

Em 1984 volta para Portugal, trazendo consigo duas gravações que foram as impulsionadoras do seu primeiro single, “Dias de paz”, seguindo-se “Depois de ti” e em 1998 assume o nome artistico TOY.

O single "Mãe (três letras de saudade) " foi lançado em Abril de 1989.

Em simultâneo e com várias participações em espetáculos, programas televisivos e radiofónicos, desenvolve, na editora que estava ligado, vários trabalhos de produção a vários artistas.

Toy, apostou ainda na “Lambada” tendo colaborado com o projeto “Camuta”.

No início de 1990 foi editado o "Por Ti" com dez novos temas. Ainda em 1990 fica em 2º lugar no Festival RTP da Canção com o tema "Mais e Mais" obtendo também o prémio para a melhor interpretação.

Assinou um contrato de cinco anos com a editora Valentim de Carvalho. Em 1991 lança o single "E Até Quando". Seguem-se os álbuns "Quem é quem é" (com o grandes sucessos "Quem É Que Nunca Amou" e "Maria Portuguesa") e "Anjo vingador", este em 1992. Em 1995 é editado o álbum "Champanhe e Amor".

A coletânea "Todos Os Sucessos" incluía temas como "Champanhe e Amor", uma versão de "Na Cabana Junto À Praia" de José Cid e "Chama o António", um dos temas mais conhecidos da sua carreira. Durante o período que esteve ligado à Valentim de Carvalho desenvolveu trabalhos destinados a programas televisivos, entre eles: Buereré e o 1-2-3.

Em 1997 mudou de editora passando para a Espacial. "Aguenta-te com Esta" foi o primeiro tema que lançou com esta editora. No ano seguinte, gravou "Estupidamente Apaixonado", devido ao facto de ser este o tipo de música que o cantor mais aprecia interpretar. Pouco tempo mais tarde, participou no júri residente do programa de televisão "Ri-te, ri-te" da TVI.

Em 2000, apresentou o tema "Tu foste o grande amor", dando relevo à sua faceta de cantor romântico. É convidado para diretor musical do programa "Tic-tac milionário" da TVI.

É autor da música do genérico da novela Olhos de Água.

Em 2002 lança o álbum "Eternamente Teu" onde se destacou o tema "És Tão Sensual". Participa num programa da SIC chamado "Na Casa do Toy" e lança nova coletânea.

Lança os álbuns "É Só Sexo" e "Sou Português", nos formatos CD e DVD e a atuação de 2007, no Coliseu dos Recreios: "Direto Ao Coração" também nos mesmos formatos.

Neste disco aparece uma rapsódia de quatro músicas internacionais (espanhol, francês, alemão e inglês) que dá origem aos discos seguintes.

Regrava alguns dos seus temas preferidos no disco "Recordações". Em 2009 volta a lançar novo trabalho de versões com o disco "Recordações 2". Destaca-se uma versão de "Quando" de Roberto Carlos e "Lado a Lado", um dueto inesperado com Simone de Oliveira.

Em 2010 é lançado o "pack" promocional "Grandes Êxitos" com os dois álbuns da série "Recordações". É editado ainda o terceiro volume "Recordações" em Dezembro de 2010.

No início de 2012 participa no programa "A Tua Cara Não Me É Estranha" da TVI.

Actualmente, Toy acaba de lançar um novo trabalho discográfico: "Enquanto estou Vivo". Um álbum que viaja por novas sonoridades e que promete arrebatar os portuguesas.

TOY, artista do mês de Agosto na POPULARM

Artista do Mês

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.