1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

SKYPHO: 25 de Março, Catedral do Rock

popularfm_skypho

 SKYPHO - 25.Mar.2012 - Catedral do Rock

O processo musical dos Skypho remonta a 2000, quando a banda foi formada, em Albergaria-a-Velha. Após algumas alterações na formação, esta estabilizou com Carlos Tavares, voz e guitarra acústica, Hugo Sousa, guitarra, José Vidal,  guitarra, Ricardo Aguiar, baixo, Ricardo Fontoura, bateria, e Hugo Oliveira, percussões.

 

O primeiro momento marcante da carreira discográfica dos Skypho aconteceu em 2004 quando foi gravado o demo cd “Hidden Faces”, que contribuiu para uma exposição da banda mais visível devido a diversas críticas positivas em alguns meios de comunicação social.

 

O passo seguinte passou pela gravação profissional de um E.P., “Nowhere Neverland”; registo esse gravado nos IM Estúdios, no Porto, por Ivo Magalhães. E com este E.P. os Skypho atrairam a atenção de bastantes órgãos de comunicação social nacional e estrangeira, com o tema “My Insomnia” em destaque e com direito a videoclip. 

Finalmente, e após bastante tempo ocupado com a composição, gravação e edição do álbum, “Same Old Sin” viu a luz do dia a 15 de Outubro de 2011, sendo considerado pelos Skypho como o maior e mais importante passo dado pela banda até à data, pois é nesse registo que se concentra o resultado de 10 anos de procura e experimentação musical.

 

"Same Old Sin" foi  mais um disco gravado por Ivo Magalhães, nos IM Estúdios, no Porto, com masterização feita pelo conceituado produtor Jens Bogren, nos Fascination Street Studios, na Suécia. E pode-se dizer que este disco revela todo um potencial artístico que cada vez mais está presente na produção nacional. Discos como "Same Old Sin" dão vontade de dizer: "Ainda bem que estes gajos (Skypho) são portugueses porque são mais uns a mostrar que afinal em Portugal também se faz boa música!". 

Do grunge do início de carreira pouco se ouve, sendo que hoje o som dos Skypho é o resultado da fusão de vários estilos musicais, com uma maior incidência no metal e no rock, mas ska e world music também muito presentes. A fusão é mesmo o elemento que mais carateriza musicalmente os Skypho, embora a banda tenha uma identidade bastante própria podemos apontar como influências bandas como Soulfly, Primitive Reason, Korn, Pearl Jam, Alice in Chains, Opeth ou Pink Floyd. Liricamente, as principais influências são mesmo as experiências pessoais de quem escreve as letras, neste caso o vocalista, Carlos Tavares.

 

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.