1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

JOÃO MARTINS: 7 de Outubro 2012, Catedral do Rock - 23h

popularfm_joo_martinsJOÃO MARTINS

07 de Outubro 2012, 23H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira

 

(texto de João Martins)
"O que aqui apresento não é nem pretende ser um livro, é simplesmente um resumo da minha vida enquanto músico amador."
Em 2009 comecei a escrever este resumo e a partir de 2010 passou mais a ser um conjunto de apontamentos cronológicos tipo “blog”. Podia ter tido uma vida musical diferente, quem sabe? Optei por não levar esta minha faceta muito a sério. Em 2006 voltei a querer tocar em grupo e então hoje estou mais activo e ligado a bandas e projectos musicais. 

Nasci em 1969 mas só 18 anos depois comecei a aprender guitarra com os amigos. Cedo descobri que o baixo seria o meu instrumento de eleição. O meu primeiro projecto musical foi em 1989, criámos uma banda de amigos para tocar apenas um tema num concurso de escola. Eram os Quorum.

Mais tarde tive outra banda durou sensivelmente um ano e não saiu da garagem. os Político Honesto. Foi giro. Tive uma terceira banda...não chegou a ter nome, mas tínhamos alguns temas interessantes. Também não saiu da garagem.

Cresci a ouvir rock e heavy metal... e bandas como Iron Maiden e Metallica marcaram o que hoje sou como músico amador.

Aos 24 fiz parte (viola baixo e voz) de um grupo de louvor de uma igreja evangélica durante mais ou menos 5 anos.

A partir dos 28 anos dediquei-me a compor e gravar em casa... com um pc e uma boa placa de som já se pode fazer muita coisa gira. Tenho alguns temas gravados de vários estilos musicais desde rock até música infantil.

Em 2006 juntamente com amigos de infância resolvi formar uma banda para voltar a sentir o que é tocar em grupo. Os Quorum (nome que resgatei da minha 1ª banda) em que sou actualmente (2009) vocalista e baixista. Tocámos ao vivo e aguardamos disponibilidade de todos os elementos para voltar a tocar ao vivo.

Em 2008 fui convidado pelo meu baterista de Quorum (Fred), para participar na gravação de um álbum como baixista convidado. Acabei por gravar todos os temas do álbum VITTA do projecto Falling Dusk. Experiência espectacular que me deu bastante prazer.

No meu estúdio caseiro continuo a compor e gravar os meus temas a solo.

Em Novembro 2009 respondi a um anuncio para baixista. Fiz audição e estou actualmente a tocar com os Chemistery, uma banda de rock alternativo mas com um certo “peso”. O Fred foi comigo, também precisavam de baterista. Acabou por ser uma fusão de elementos de duas bandas. Eles têm bastante “material” já composto... estamos a preparar-nos para concertos. Estou satisfeito. Boa gente, boa onda...

Fui convidado pelo André Prista (mentor do projecto Falling Dusk) para integrar a formação da banda de rock “MyAlley”, estamos à espera de fechar a formação para começar a ensaiar. Entretanto entrei em estúdio com ele para gravar temas antigos de sua autoria. É óptimo para aprender e ganhar experiência.

Fui convidado pelo André Prista (mentor do projecto Falling Dusk) para integrar a formação da banda de rock “My Alley”, estamos à espera de fechar a formação para começar a ensaiar. Entretanto entrei em estúdio com ele para gravar temas antigos de sua autoria. É óptimo para aprender e ganhar experiência.

Um ano após ter editado o CD “Finding My Way”, resolvi colocá-lo à venda em formato MP3. Recorri aos serviços do CD BABY e agora está disponível no iTunes, Amazon, Napster e outros.

Em Dezembro de 2011 os My Alley deram uma entrevista à rádio Sesimbra FM, uma hora de programa onde pudémos falar da nossa experiência de banda e promover o nosso álbum Hope. Em Fevereiro de 2012 tive o prazer de dar nova entrevista, mas desta vez para promover a minha carreira a solo, no programa Catedral do Rock com Jorge Caldeira na rádio Popular FM.

Estou a finalizar (entretanto terminado e editado) o meu 4.º álbum, “From The Land of The Living”, a solo de originais. Vai ser um álbum mais rico ao nível das guitarras e ao mesmo tempo de um grande valor sentimental porque vou contar com a participação de vários guitarristas que se têm cruzado comigo ao longo destes 25 anos de música.

Guitarristas convidados: de Político Honesto - Nuno Cruz (sócio fundador da Rodies DC), de banda de 1990 - Nuno Nunes (Harvey Project), de Quorum - Jorge Martins (In Chaos) e Toni Barata (The Toxic Company), de Chemistery - Cláudio Ribeiro e Pedro Rodrigues, de My Alley - André Prista.

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.