1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

TAMBOR: 10 de Março de 2013 - 22H

popularfm_electropop_tamborTAMBOR

10 de Março de 2013 - 22H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira

 

Os Tambor começaram em Setembro de 1999 com a promoção do CD “Cortina de Fumo” e com uma primeira participação no espetáculo “Miss Mundo 1999”, para a SIC, com o tema “Espuma dos Dias”. Ainda em 1999 foram feitos sete concertos de apresentação desta banda nos espaços FNAC de Lisboa e Porto, no Art Z, em Lisboa, no Coliseu, no Porto, e na Praça Sony, em Lisboa, como primeira parte dos Santos e Pecadores, nas festas de outono da cidade.

O 1.º single, "Espuma dos Dias", saiu em Agosto de 1999 e passou nas principais rádios nacionais e locais. O CD “Cortina de Fumo” foi editado em Outubro de 1999, pela Farol Música. O 2.º single "Fado do Coração", teve o vídeo a passar na SOL Música e televisões nacionais. O 3.º single “Dançar com o Diabo” deu origem ao 2.º vídeo da banda, onde se nota a influência de filmes como “Blairwitch Project”; teve destaque na SOL Música e televisões nacionais. O 4.º single "Até Lá Chegar" gerou o 3.º vídeo, que revela esteticamente uma homenagem às imagens de Wim Wenders e uma história de travessia do deserto; também marcou presença nas televisões e na internet.

O segundo CD de nome de trabalho “Jamais Descer”, de 2002, foi gravado durante os últimos seis meses de 2001. É um trabalho pop influenciado por sonoridades urbanas e ambientes contemplativos. A tour “A Volta ao Mundo 2003” levou Tambor a todo o Portugal. E no final de 2003 iniciou-se o processo de gravação do terceiro CD e preparou-se a tour “Crónicas de Marte 2004”.

O terceiro CD de nome “Rádio” foi gravado e misturado entre Fevereiro e Abril de 2004 nos estúdios Uarpagah, MDL e Bebop, produzido por Fernando Martins e Samuel Henriques, do qual foi extraído o single “Lisboa P’ra Trás”, que mais tarde deu origem a um roadvideo com o mesmo nome. O segundo single "O Encanto de Dançar Só" resultou num vídeo totalmente gravado com câmaras fotográficas e telemóveis, e no convite para tocar no Pinhal Novo, em 2005, onde se gravou o DVD: "Noite de Inverno Eléctrico". O som hipnótico de Tambor. 

Em 2007 o tema "A Tua Falta" foi escolhido para a banda sonora da telenovela "Vingança", na SIC. Início de trabalho do que viria a ser o álbum "Quatro",

Em 2008 foi gravado um tema de natal "O Meu Tambor", versão de "Litlle Drummer Boy", com a participação de um coro infantil.

Gravado em 2009 e editado em 2010, "Quatro" é o quatro disco de tambor, em CD e vinil, com "Cada Dia Que Passa" como single em rotação diária nas principais rádios nacionais e locais. Na televisão a presença foi uma constante, não só pela inserção do tema na telenovela "Lua Vermelha" mas também pela passagem do vídeo da canção realizado por Hélder Mendes. Os temas "Cada Dia Que Passa Alex FX Remix" e "Espuma dos Dias" podem ser ouvidos nos vídeos oficiais sobre Lisboa. O segundo single foi "Devagar em Dias Sim" e o terceiro "Há Quem Diga Adeus (Acústico)", editados quase em simultâneo. São a mostra real de Tambor; entidade electro e entidade acústica. Para estes dois temas foram realizados vídeos em HD, já em mostra global na TV e canais digitais/internet. E "Devagar em Dias Sim" foi incluído na banda sonora da telenovela "Laços de Sangue". Os Tambor levaram a todo o País as digressões, em simultâneo, de "Quatro: Acústico" e "Electro: Quatro". Em Tróia, no final do programa de TV "À Procura do Sonho", os Tambor tocaram ao vivo "Cada Dia Que Passa" e "A Sorte Amplificada" em todo o seu esplendor elétrico e em versões únicas para uma apresentação única, em que também tocaram uma versão de "Heroes", de David Bowie, com Slimmy. Os Tambor foram nomeados para melhor disco/banda de 2010 com o disco "Quatro" nos XVI Globos de Ouro.

Em 2012 sai "Electro Pop", o quinto disco de originais com edição de MarteRecords, e o primeiro single "À Volta Tudo Caí" atingiu o top tem de vendas do iTunes no dia de lançamento. O vídeo oficial teve lançamento no Top+, na RTP. O segundo single é "Desacelera", e tem vídeo de Hélder Mendes.

Tambor: O futuro é agora!

Os Tambor são da Grande Lisboa e a sua formação atual é a seguinte: Alex: vox/theremim/teclas/percussão; Fernando: guitarra/teclas/baixo/prog; David Jerónimo: bateria/percussão; Pedro: guitarra/percussão/baixo; André Tavares: violoncelo/baixo; Miguel Teixeira: viola de arco/teclas. 

Discografia (apenas álbuns): “Cortina de Fumo” (CD, 1999); “Jamais Descer” (CD, 2002); “Rádio” (CD, 2004); "Quatro" (CD, 2010); "Electro Pop" (CD, 2012).

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.