1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

NEGATIVE GROUND: 26 de Maio de 2013 - 23H

popularfm_negative_groundNEGATIVE GROUND

26 de Maio de 2013 - 23H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira

 

Os três elementos fundadores de Negative Ground, Bala, Conde e Hélder, reuniram-se pela primeira vez em 12 de dezembro de 2007 para discutir a possibilidade de criar um projeto de originais dentro do heavyrock/metal que desenvolveria a sua sonoridade entre sons melódicos e agressivos, sem estar limitado apenas a uma vertente de modo a alcançar uma identidade própria.

O projeco teve início ainda em dezembro de 2007 com Bala e Conde (uma vez que Hélder não tinha disponibilidade imediata) que foram efectuando audições a outros elementos. Mais tarde, em fevereiro de 2008, a banda acabaria por voltar à formação inicial definindo como elementos base: Bala (voz/guitarra), Conde (guitarra/voz) e Hélder (bateria). E durante o verão de 2008 foi escolhido o nome Negative Ground. Após várias hipóteses foi o nome com que a banda mais se identificou, iniciando em novembro as gravações da primeira maqueta, com produção própria.

Os Negative Ground ficariam completos em março de 2009 com a entrada do baixista Mateus e as gravações da maqueta ficaram concluídas, tendo sido editada em abril com o título "Cyber Demo". Este primeiro registo, de distribuição livre e com fins promocionais, tem uma aceitação bastante positiva fazendo com que a banda pudesse atuar ao vivo.

Em finais de 2009 os Negative Ground voltaram a reunir esforços para produzir um novo registo, mais maduro, que viria a reter um som mais representativo da evolução que foi gerada ao longo do tempo e que estaria na origem do EP "New World Order Arrives", produzido e editado por conta própria em junho de 2010, com capa do ilustrador Donatas Vasiliauskas. Este trabalho revelou uma nova faceta, surpreendendo pela positiva e com uma aceitação que superou as espetativas da própria banda, fazendo com que a mesma pudesse dar um salto qualitativo enorme que se traduziu em mais concertos.

Em abril de 2011 o EP foi disponibilizado para descarga gratuita na página dos Negative Ground no MySpace, com excepção do vídeo bónus "Negative Ground Arrives", apenas disponível na edição fisica. Ainda durante 2011 a banda define novos objetivos, de forma a continuar o seu persistente processo evolutivo, que, no entanto, sofre uma interrupção, em agosto, com a saída por motivos profissionais do baixista Bruno Mateus., tendo sido substituído por Nélson, que se enquadra fortemente nos requisitos necessários ao caminho e traçado pelos Negative Ground.

Em 2012 a banda inicia o ano com vários concertos bem sucedidos e as gravações do EP "Urban Fight", que veria a luz do dia a 2 de abril de 2013...

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.