1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

NUNO MARKL: 22 de Novembro de 2013 - 12H

popularfm_nuno_marklNUNO MARKL

22 de Novembro de 2013 - 12H

Fado & Samba com José Pinho e Jean Cremona

Nuno Markl é um humorista, escritor, locutor de rádio, apresentador de televisão e argumentista.

Nas Produções Fictícias, para onde entrou em 1995, com outros colaboradores, escreveu sketches para os programas Herman Zap (1995-96), Herman Enciclopédia (1997), Herman 98 (1998), Herman 99 (1999), Herman SIC (2000), Paraíso Filmes (2001-2002), O Programa da Maria (2002), Hora H (2007) e Os Contempo...
râneos (2008), onde participa também como actor em alguns sketches.

Na rádio, começa por trabalhar numa estação pirata chamada Voz de Benfica, no final dos anos 80. Profissionalmente, trabalha como jornalista entre 1991-93 no Correio da Manhã Rádio e entre 1993-97 na Rádio Comercial. Ao mesmo tempo desenvolve algumas experiências de humor radiofónico: no CMR, o programa semanal Prok Der & Vier e na Rádio Comercial a radionovela A Saga de Abílio Mortaça. Essas experiências valhem-lhe, em 1993, o Se7e de Ouro de Revelação Rádio, atribuído pelo semanário Se7e.

Em 1997 faz o Programa da Manhã com Pedro Ribeiro, Ana Lamy e José Carlos Malato e, mais tarde, com Maria de Vasconcelos, onde assina a rubrica de notícias bizarras O Homem que Mordeu o Cão, que em 2003 daria origem ao primeiro de uma série de três livros com histórias recolhidas das emissões de rádio.

Os livros deram origem a um espectáculo semanal ao vivo no Teatro Villaret, e que depois correria o país e, por fim, a um programa semanal na TVI.

Em 2000 integra a redacção da revista Premiere, onde assina críticas de cinema ao mesmo tempo que é, anonimamente, um dos autores da secção Criswell Responde.

Em 2002 torna-se colaborador do então recém-criado canal de cabo SIC Radical, onde participa em programas como Curto Circuito ou Cine XL.
Também na SIC Radical interpreta o papel principal na rubrica O Homem da Conspiração, escrita por Luís Guerra e João MacDonald.
E, por fim, faz com Fernando Alvim o talk show O Perfeito Anormal, que lança os Gato Fedorento.

Em 2004, nas comemorações oficiais dos 30 anos do 25 de Abril, é distinguido pelo Presidente da República Jorge Sampaio como uma das 30 personalidades, das mais variadas áreas, representativas da primeira geração da Democracia.

Entre 2005 e 2006 é a voz de todas as apresentações e spots do canal SIC Comédia. É lá que, com Francisco Martiniano Palma, seu habitual colaborador na escrita de textos para Herman José e Os Contemporâneos, assina a rubrica Ódio Visceral.

Depois do fim do Homem Que Mordeu o Cão, Nuno Markl junta-se à equipa da Antena 3 (em 2003), em cujo programa matinal, As Manhãs da 3, assina as rubricas Há Vida em Markl, O Livro dos Porquês, Coisas Que Acontecem e Laboratolarilolela.

Na Antena 3, Nuno Markl é também o autor de uma radionovela que gerou um pequeno e devoto culto, Perdidos no Éter, sobre uma estação de rádio no Portugal profundo.

A rubrica radiofónica Há Vida em Markl foi, por sua vez, inspirada no cartoon de reflexões semanais sobre a vida escrito e desenhado por Markl para o suplemento O Inimigo Público.

Duas compilações de cartoons do jornal e textos de rádio foram editadas pela Gradiva, com os títulos Há Vida em Markl e Há Vida em Markl: Opus 2.

Também na Antena 3, Nuno Markl foi co-autor, com Fernando Alvim, do talk show de fim-de-semana Nuno & Nando.

Em 2006 é o protagonista de duas campanhas do Café Delta para televisão, rádio, imprensa e cinemas, assinadas pela Euro RSCG e realizadas pela Show Off Films.

Em 2007 aceita o repto da RTP e da Endemol para ser um dos jurados do concurso Operação Triunfo, ao lado de Ana Bola, Patrícia Vasconcelos e Zé da Ponte.

Em 2008, reencontra José Carlos Malato no talk show Sexta à Noite, da RTP, onde assina a rubrica Não, Agora a Sério.

No mesmo ano, a convite do produtor Renato Júnior, co-escreve com Maria de Vasconcelos a letra de uma das canções concorrentes ao Festival da Canção - Canção Pop, de Ricardo Soler.

Também em 2008, traduz e adapta o espectáculo teatral Os Melhores Sketches dos Monty Python, com encenação de António Feio, levado à cena inicialmente no Casino Lisboa e depois em diversos teatros de todo o país, interpretado por José Pedro Gomes, António Feio, Miguel Guilherme, Bruno Nogueira e Jorge Mourato, com produção da UAU.

É também em 2008 que co-escreve e interpreta, no seu blog, a série de webisódios Há Vida em Markl, uma micro-sitcom produzida pelas Produções Fictícias com o apoio dos Cafés Delta, onde contracena com David Fonseca, Nilton, Carla Salgueiro, Cláudia Semedo, Maria de Vasconcelos, Toy, Fernando Alvim, Francisco Palma, João Quadros e Ana Galvão, entre outros.

Paralelamente ao seu trabalho na rádio e na televisão, em 2006 inicia trabalho na área da dobragem de filmes de animação. Faz vozes de personagens secundárias em Por Água Abaixo e Tartarugas Ninja, e em 2008 interpreta o papel principal de Bee Movie – História de uma Abelha, fazendo a voz de Barry Bee Benson (no original, Jerry Seinfeld). Em 2009 empresta a sua voz à versão portuguesa do jogo LittleBigPlanet, nas versões PS3 e PSP (no original, Stephen Fry).

Em 2009 faz a tradução e a adaptação dos diálogos do filme de animação Coraline, de Henry Selick (baseado no livro de Neil Gaiman) para a versão portuguesa.

No mesmo ano, colabora com a edição portuguesa da revista Playboy, onde escreve a crónica mensal Culto e Grosso, e também com a Revista Oficial da Playstation, na secção Game Zero.

No final de 2009, regressa à Rádio Comercial como autor da rubrica nostálgica e humorística sobre a geração dos anos 70 e 80, A Caderneta de Cromos, no Programa da Manhã, ao lado de Pedro Ribeiro, Vanda Miranda e Vasco Palmeirim (2ª a 6ª. 8h45 e 9h45). Apresenta na Comercial, com Diogo Beja, o talk-show de fim-de-semana PAI - Programa Absolutamente Incrível que, com a saída de Beja e a entrada de Vasco Palmeirim, muda de nome para PRIMO - Programa Realmente Incrível Mas Obtuso (Sábados, 12h, com repetição aos Domingos às 22h).

A Caderneta de Cromos dá origem a um livro, editado pela Objectiva, bem como a uma agenda e ainda uma versão muito particular do Jogo da Glória, lançada pela Majora - O Jogo da Glória da Caderneta de Cromos.

Nos Coliseus de Lisboa e Porto, no fim de 2010, apresenta com os colegas da Comercial a Caderneta de Cromos ao Vivo, uma adaptação teatral do programa de rádio, onde participam Júlio Isidro e José Cid.

2010 é também o ano da sua estreia no cinema como actor, pela mão de António-Pedro Vasconcelos no papel de Tiago, o homem que quer transformar o seu prédio da Bica num estado independente, no filme A Bela e o Paparazzo, onde contracena com Soraia Chaves, Marco d'Almeida e Pedro Laginha.

No Canal Q apresenta ShoWMarkl, um talk show com sketches, contando com a participação e co-autoria de Francisco Martiniano Palma e Jorge Vaz Gomes, e mais tarde, com a mesma equipa, Uma Macacada Qualquer e Rádio Calipso.

Este é também o ano em que inicia uma colaboração publicitária com a TMN, protagonizando uma série de spots publicitários televisivos sobre a Banda Larga (O Desafio do Buraco Negro, O Desafio do Táxi em Fúria, O Desafio Extremo das Ex e O Desafio do Alentejo Selvagem).

Em 2011, a sua voz regressa em LittleBigPlanet 2, a sequela do popular e premiado jogo da Media Molecule para a PS3.

Faz a voz de Finn McMíssil na versão portuguesa de Carros 2, da Disney-Pixar, e a de Dupont na dobragem nacional de As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne, filme de animação de Steven Spielberg.

Também em 2011, assina uma crónica semanal na revista Única do semanário Expresso: Miopia & Astigmatismo, S.A.

2011 é também o ano em que a editora Objectiva edita Caderneta de Cromos Contra-Ataca, o segundo volume inspirado pela rubrica da Rádio Comercial, e o livro infantil Sebastião Regressa a Casa, com ilustrações de Patrícia Furtado.

Em Fevereiro de 2012, faz uma nova incursão nas dobragens, interpretando a voz de Dr. Teeth na dobragem portuguesa do filme Os Marretas, e leva à Aula Magna o seu show de comédia desenhada musical, Como Desenhar Mulheres, Motas e Cavalos, em colaboração com o músico Miguel Araújo. O espectáculo, originalmente pensado para ser levado à cena numa única noite, acaba por ser levado a outras salas do país como o Theatro Circo de Braga ou o Teatro Rivoli, no Porto. Mais tarde o espectáculo origina um DVD, contendo a gravação da sessão da Aula Magna, em Lisboa, e um livro ilustrado.

Também em 2012, dá a voz aos jogos LittleBigPlanet Vita e LittleBigPlanet Karting, retomando o papel do narrador interpretado originalmente por Stephen Fry.

A convite da RTP, abraça ainda o desafio de ser, ao lado de Luis Filipe Borges, Zé Pedro Vasconcelos, Pedro Fernandes e Nilton, um dos apresentadores da 6ª série do talk show 5 Para a Meia-Noite, na RTP-1, enquanto, no Canal Q, concebe e protagoniza, ao lado de Ana Galvão, a série Felizes Para Sempre.

Também no Canal Q, cria e apresenta com João Só o primeiro programa de baladas-por-encomenda da História, Telebaladas, que origina um espectáculo levado à cena no Festival de Humor de Lisboa e onde participam Rita Redshoes e Samuel Úria.

Concebe o guião e protagoniza, também com Ana Galvão, o videoclip Ele Domina, dos Mesa, realizado por Jorge Vaz Gomes. A sua colaboração com o universo da música estende-se ainda ao disco infantil As Canções da Maria, de Maria de Vasconcelos, para o qual concebe personagens e ilustrações para o livro que acompanha o CD e cujo design é feito por Patrícia Furtado.

Colabora ainda no disco Cabaret Portugal, do projecto La Chanson Noire, de Charles Sangnoir, para o qual contribui com um conto do livro que acompanha o disco e que reúne também textos originais de autores como Fernando Ribeiro, Adolfo Luxúria Canibal, Chullage ou Fernando Alvim.

Em 2013 integra o elenco de vozes da série portuguesa de animação infantil Nutri-Ventures, num papel criado pelos autores para si - o do papagaio pirata Bicas.

- Informação retirada do facebook oficial de Nuno Markl.

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.