1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

GERALDINHO LINS: 12 de Março de 2014 - 14H

Geraldinho LinsGERALDINHO LINS

12 de Março de 2014 – 14H

Virados Para Merca com Nuno Merca



A vida de Geraldinho Lins sempre foi associada à música. Como aluno do Colégio Nóbrega/Jesuítas experimentou as propostas que utilizavam a música como instrumento de educomunicação e montou a Banda Flor da Pele, voltada para a música regional, misturada ao rock, blues e reggae. Aos 15 (quinze) anos de idade, conheceu os primeiros espaços de experiência dialógica com a profissão de músico, ao tocar nas noites de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Vocacionado para a música, desde então, Geraldinho Lins inicia a sua trajetória profissional, contemplando a Música Popular Brasileira com um sotaque pernambucano, mediado pelas influências de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Lenine, Geraldo Azevedo, Carlos Fernando, Dominguinhos, Banda de Pau e Corda, Marinês e Sua Gente, Trio Nordestino, dentre outras figuras implicadas com as manifestações culturais do Nordeste, como Belchior, Gilberto Gil e Zé Ramalho. Ciente da importância da música na alegria das vidas das pessoas, Geraldinho Lins também atuou como educador do Colégio Nóbrega, contribuindo com a concepção e execução de projetos pastorais, que aproximavam a juventude de populações em situação de vulnerabilidade social (idosos abandonados, antigas prostituas do Recife Antigo, crianças de rua e enfermas, atenção cidadã a moradores de rua), sempre utilizando a música como elemento agregador, o que demonstra uma evidente dimensão humanizadora em seus projetos.

Geraldinho Lins participou de vários Festivais de Música Popular, chegando às finais do I Canta Nordeste (Rede Globo) e arrebatando o reconhecimento de melhor letrista no UNICANTO (Universidade Católica de Pernambuco – Ano   ), além dos prêmios de primeiro e terceiro lugares e melhor intérprete do Arte Contato (Colégio Contato – Ano   ), o que lhe credenciou a seguir o seu trabalho, também como compositor. Nesse passo, participou do MPB UNICAP, onde gravou dois CDS de músicas feitas em parceria com o Prof. Armando da Costa Carvalho. No ano de 1995, foi a São Paulo gravar a sua primeira fita “demo”, com músicas de sua autoria e com parceiros pernambucanos. O valoroso intercâmbio com músicos e produtores com atuação no cenário nacional resultou na gravação do seu primeiro CD, “Geraldo Lins”, lançado em Recife, no ano de 1998.

A presença de Geraldinho Lins no cenário do forró nacional, deu-se, inicialmente, a partir da sua participação na Banda Quenga de Coco, que levou muito forró pé-de-serra Nordeste a dentro e a estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, intransigente na apresentação de uma música popular nordestina, sobretudo pernambucana, de excelente qualidade.

A carreira solo de Geraldinho Lins foi retomada em 2005, ocupando as principais casas noturnas do Recife ( Bar Real, Gio, Burraxaria, Fuxico, Jardins, Super 8, Spirit, A Casa Pub, entre outras) e espaços em outras capitais do Nordeste, por temporadas que chegaram a 5 (cinco) anos ininterruptos de apresentações seguidas, reuniam um público grande e exigente, que escolheu o forró de um artista pernambucano como referência de boa música, onde, antes, só havia espaço para a música internacional ou eletrônica.

No mesmo ano de 2005, Geraldinho Lins e amigos investiram no sonho de aportar um Trio Elétrico no Galo da Madrugada. A enorme e positiva repercussão garantiram a sua presença no desfile do Maior Bloco do Mundo, até hoje, com parcerias e infra-estrutura profissionais, que revelam a capacidade versátil desse grande artista de Pernambuco, que já gravou 14 (quatorze) CDs, sendo 02 (dois) voltados para o repertório carnavalesco, com clássicos e novidades de uma música popular cada vez mais universal.

Além da sua recorrente participação nos registros, em CD e DVD, de inúmeros artistas pernambucanos e nordestinos, Geraldinho Lins, nascido em Serra Talhada, com infâncias divididas entre Caruaru e Recife, já gravou 03 (três) DVDs:

2006 - FORRO PRA CONQUISTAR VOCÊ ;

2008-FORRO PRA TODO MUNDO OUVIR; e

2010-DO SERTÃO A BEIRA MAR;

e, ao completar 25 (vinte e cinco) anos de carreira artística, apoiado nas tradições e pioneirismos pernambucanos, lança uma âncora para o futuro da música e poesia populares, levando o melhor que tem a oferecer às pessoas, o ano inteiro, com alegria e inovação no jeito de fazer festa e cultura: do sertão ao litoral - do frevo ao forró.

O ano de 2014 inaugura a agenda internacional de Geraldinho Lins, com apresentações datadas de 11 a 24 de março, em 04 (quatro) países da Europa (Portugal, Alemanha, França e Inglaterra), com um repertório que privilegiará o tradicional forró pé-de-serra, num importante intercâmbio com artistas brasileiros e europeus, que oportunizará a criação de novas agendas para a música de Pernambuco ao redor do mundo. É Geraldinho Lins e Pernambuco cantando pra todo o mundo ouvir e dançar!!

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.