1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

JOÃO FONTES E TIAGO CARRASCO: 1 de Abril de 2014 - 14H

João Fontes e Tiago CarrascoJOÃO FONTES E TIAGO CARRASCO

1 de Abril de 2014 – 14h

Virados Para Merca com Nuno Merca



É já no próximo dia 1 de Abril que João Fontes e Tiago Carrasco vão estar Virados Para Merca na PopularFM. Uma conversa com Nuno Merca onde o mote serão os três projetos que esta dupla já realizou em conjunto.

“Até Lá Abaixo” foi o primeiro projeto. Decorria o ano de 2010, quando João Henriques (fotógrafo) e esta dupla decidiram largar os seus empregos mal pagos e concretizar um velho sonho: atravessar o continente africano de automóvel. O pretexto que arranjaram foi o Mundial de Futebol, que se realizava em África pela primeira vez, mas a viagem seria muito mais do que um longo passeio destinado a celebrar o desporto mais popular do mundo - seria, sim, o maior desafio da vida destes três homens. Este é o relato das emoções e das peripécias que Tiago Carrasco e os seus companheiros de estrada viveram ao longo desses 150 dias alucinantes, passados no deserto e na selva, em aldeias perdidas e nos bairros das lata de grandes cidades, em lugares vergados à pobreza e à violência e noutros onde a esperança subsiste apenas por milagre. Até Lá Abaixo descreve-nos esta epopeia de 30 mil quilómetros, de Marrocos à África do Sul, passando por 21 países, que é também uma viagem interior aos nossos medos e à nossa capacidade de superar as maiores contrariedades. Uma lição de sobrevivência. É uma aventura inesquecível.

Seguiu-se “Estrada da Revolução” onde os três amigos, em ano de crise, lançaram-se no caminho de Istambul até Lisboa para aprenderem do que é feita uma revolução. Das montanhas do Curdistão ao deserto argelino, da calma do Mediterrâneo ao Nilo furioso, da Terra Santa ao inferno sírio, percorreram 15.000 quilómetros, cruzaram dez países, numa estrada de sentido único - A Estrada da Revolução.

O último projeto, chama-se “Red Brigade” e apenas João Fontes e Tiago Carrasco fazem parte dele. Vermelho de orgulho. Vermelho de raiva. Vermelho de mulher. "A Brigada Vermelha" é um documentário sobre um grupo de 15 adolescentes indianas, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, que se juntou para dar luta a todos os machistas e violadores da cidade de Lucknow, no norte da Índia. As raparigas da Brigada, lideradas pela corajosa Usha Vishwakarma, foram vítimas de abusos sexuais e, partindo da sua própria experiência, fazem um trabalho de prevenção e de informação em prol dos direitos da mulher. No entanto, quando nem a polícia nem a sociedade atuam contra os prevaricadores, elas fazem uso da sua mestria em artes marciais para castigá-los com as suas próprias mãos. A Brigada Vermelha já impediu 16 violações na região de Lucknow. Elas são inteligentes, fortes e temidas, a linha da frente de uma nova geração de mulheres indianas que não parará de lutar até as reconhecerem como iguais.

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.