1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

RITA RIBEIRO: 16 de Maio de 2014 - 14H

GisbertaRITA RIBEIRO

16 de Maio de 2014 – 14H

Virados Para Merca com Nuno Merca

 


Rita Ribeiro protagoniza o espetáculo “GISBERTA”, que foi levado à cena durante o mês de Maio, em Lisboa, numa versão embrionária com a duração de 15 minutos, obedecendo o conceito das peças apresentadas no Teatro Rápido. Devido ao grande sucesso alcançado (“GISBERTA” foi recorde absoluto de público naquele teatro), o espetáculo ganhou uma nova versão, agora com uma hora de duração, que teve sua estreia em Outubro passado no Funchal, tendo sido posteriormente apresentado nos Açores, Portimão, Santarém e Porto, e que estará em cena no Montijo, no Teatro Municipal Joaquim d’Almeida, no dia 17 de Maio (Dia Internacional Contra a Homofobia), pelas 21h30.

Pela primeira vez em sua carreira, Rita Ribeiro está a interpretar um monólogo. A história de uma mãe que perdeu o seu filho, brutalmente assassinado por 14 adolescentes, no ano de 2006, na cidade do Porto. Gisberta era uma transexual que sofreu todo o tipo de preconceito e acabou por ser morta após três dias consecutivos de uma violência física e moral sem precedentes em Portugal.

A autoria do texto e a encenação são de Eduardo Gaspar. O texto, em grande parte ficcional mas tendo como base a história do hediondo assassinato da transexual Gisberta, mostra o relato da personagem da mãe, interpretada por Rita Ribeiro, que acentua a dificuldade em aceitar as diferenças; os dogmas da igreja, enquanto instituição que castra a liberdade das escolhas que não seguem os padrões por ela instituídos; a solidão; os medos; a deceção... mas acima de tudo o amor desta mãe, que só não é incondicional, por estar escravizado aos preceitos sociais e religiosos e a complexidade de compreensão quanto a identidade de género.

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.