1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

CAPITÃO FAUSTO: 8 de Junho de 2014 - 22H

CAPITÃO FAUSTOCAPITÃO FAUSTO

8 de Junho de 2014 – 22H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira

 

 

O COMEÇO

Os Capitão Fausto são cinco. São de Lisboa, mas poderiam ser de qualquer parte. E em 2009 quiseram ter uma banda. Não se recordam porque lhe chamaram Capitão Fausto. Mas sabem os nomes uns dos outros… Manuel Palha (guitarra), Domingos Coimbra (baixo), Francisco Ferreira (teclas), Tomás Wallenstein (voz e guitarra) e Salvador Seabra (bateria).

Amigos desde sempre, decidiram que juntos fariam boa música (uma decisão sensata, sabemos agora). Os Capitão Fausto já nasceram na geração do shuffle, cresceram com iPods, YouTube e redes sociais, mas a dieta sonora vem de longe, do fascínio pelos ritmos psicadélicos dos anos 1960.

Depois de alguns concertos de verão em terras lusas, em Cascais são vistos pela proprietária de uma cadeia de hotéis em Ibiza que os convida a actuarem por lá. Com uma linha musical diferente daquela com a qual se identificam, os Capitão Fausto aceitaram tocar em Ibiza um repertório que oscilava entre os Beatles, Elvis Presley, Chuck Berry e Doobie Brothers. Pelo menos é o que reza a lenda…

GAZELA

Depois da estreia – um EP homónimo que os dá a conhecer ao público – os Capitão Fausto quiseram saber o que pode doer gravar o primeiro álbum. E em 2011 chega aos escaparates o brilhante “Gazela”.

Afinal não foi assim tão dolorosa a experiência e o primeiro single “Teresa” rapidamente se tornou numa das canções com maior airplay em 2012.

“Gazela” é como uma reportagem sobre a Lisboa juvenil – são ruas à noite, os relatos na manhã seguinte, as companhias e os que ainda ficaram por conhecer.

Com “Gazela” ou “Teresa”, a verdade é que a Digressão foi extensa e obrigou os Capitão Fausto a incluir os cartazes de alguns dos maiores eventos e festivais de Portugal – Vodafone Mexefest, Optimus Alive, SBSR, Paredes de Coura, Bons Sons, entre outros.

PESAR O SOL

“Pesar o Sol” dos Capitão Fausto saiu a 27 de Janeiro de 2014 e tem sido apontado pela crítica como um álbum seminal do rock português. Foi gravado na Adega da Quinta de Stº Amaro, misturado por Nuno Roque, masterizado por Greg Calbi e editado pela Sony Music Portugal.

Em antecipação ao lançamento do álbum a banda quis fazer uma pré apresentação de algumas das novas canções. Foram 10 espectáculos em pequenos clubes onde os Capitão Fausto descobriram que afinal “Teresa” não era a melhor canção que já tinham escrito. Nem a pior.

Os Capitão Fausto conduzem a vaga psicadélica portuguesa e demonstram neste segundo disco o porquê de tanto alarido à volta dos 5 de Lisboa.

“Pesar o Sol” foi apresentado em Fevereiro em dois espectáculos esgotados – Lux em Lisboa e Hard Club no Porto. Diz quem viu que foram memoráveis e que lançaram os Capitão Fausto para uma nova vida no palco. Porque é no palco que os Capitão Fausto se revelam como um dos mais coesos e vibrantes aparelhos de rock do novo talento português.

Durante os meses de Março, Abril e Maio os Capitão Fausto fizeram uma digressão por vários clubes e preparam-se para assaltar os festivais de verão! E a colecção outono/inverno promete muitas novidades. Muitas!

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.