1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

SHADOWSPHERE: 29 de Junho de 2014 - 23H

SHADOWSPHERESHADOWSPHERE

29 de Junho de 2014 – 23H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira



Os Shadowsphere são uma banda oriunda do Seixal, de melodic death metal, formada em outubro de 2000 pelos guitarristas Luis Goulão (ex-Raw, ex-Rebellion) e Hugo Fernandes (ex-Raw, ex-Darksaga). Nuno, na bateria e Fernando, no baixo, ambos de Gondolin, completavam a formação original.

Em finais de 2001, André Silva substitui Nuno e é esta a formação que grava a o tema “Lusitania”, um original de Tarantula incluído no disco de tributo aos 20 anos desta carismática banda portuguesa, editado em 2001 pela Recital. Entretanto, Paulo Vieira substitui Fernando no baixo e os Shadowsphere gravam o seu primeiro disco, o CD-EP “Death and Dreaming”, editado em 2002.
Em junho de 2002, os Shadowsphere teem novo vocalista, Paulo Gonçalves (Formaldehyde) que substitui Luís Goulão, que fica apenas como guitarrista e coros, e em setembro Rui Neves (ex-Necris Dome, ex-Bloodshed) substitui o baixista Pedro.
Um ano depois e mais uma vez, a banda sofre mais um revés na sua formação, com o abandono do guitarrista Hugo Fernandes, substituído de imediato por Filipe Sousa. Com a nova formação, os Shadowsphere regressam aos estúdios para gravar o seu primeiro álbum, “Darklands”, editado em 2004.

Depois de uma digressão nacional a promover o álbum, os Shadowsphere voltam a entrar em estúdio em outubro de 2005 para gravar “Hellbound Heart” que viria a ser editado em 2006.

Em 2007, o guitarrista Filipe Sousa é substituído por Nuno Loureiro (Painstruck), também produtor dos primeiros trabalhos dos Shadowsphere, com a banda a dar início à “Hellbound Tour”.

Os Shadowsphere param durante 3 anos e regressam em 2010 à atividade, gravando em 2011 mais um álbum, “Inferno”, que veria a luz do dia em 2012, promovido através de uma digressão nacional de norte a sul do país durante 2012 e 2013. Pelo meio, ainda gravaram “Focus Shift”, um original de Dark Tranquility, que foi incluído numa compilação tributo à banda, editada em Espanha.

Em 2014, os Shadowsphere editam o CD-EP “Damnation A. D.”, estando a preparar mais um álbum e o regresso aos concertos, apesar da mudança de baixista, com Luís Miguel Santos a substituir João Sousa.

Atualmente, os Shadowsphere são constituídos por Paulo Gonçalves, voz, Luís Goulão, guitarra e coros, Ricardo Trincheiras, guitarra, Luís Miguel Santos, baixo, e Euler Morais, bateria.

Discografia: “Death and Dreaming” (CD-EP, 2002), “Darklands” (CD, 2004), “Hellbound Heart” (CD, 2006), “Inferno” (CD, 2012), “Damnation A. D.” (CD-EP, 2014).

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.