1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

ACROMANIACOS: 14 de Setembro de 2014 - 22H

ACROMANÍACOSACROMANÍACOS

14 de Setembro de 2014 - 22H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira



1991: A 18 de novembro nasciam os Acromaníacos, na Bobadela, Loures. No início a banda era formada por Serralha, voz e guitarra, JoJó Cadáver, baixo, e Yuki, bateria. Passado pouco tempo, Nuno, guitarra, juntou-se ao trio. Divergências levaram à saída de JoJó Cadáver, substituído por Muscles.

1992/1993: Em finais de 1992 e início de 1993, é editada e promovida a primeira maqueta, “AM”, com 4 temas originais.

1994/1995: É editada a segunda maqueta, “Olho do Cu”, com 8 temas. Em 1995 sai Yuki, substituído por Tico.

1996: No início do ano é editada a terceira maqueta, “Acromaníacos”, com 15 temas. Em finais de maio, Muscles é substituído por Xixo. E em junho, os Acromaníacos dão o primeiro grande passo da sua carreira ao assinar um contrato discográfico com uma editora independente portuguesa Fast’n’Loud, tendo em vista a edição do primeiro álbum da banda, um Split-CD partilhado com os brasileiros Subcut e também a participação numa coletânea, em formato CD, com 2 temas. Em outubro, o guitarrista Paulo Cardoso abandona a banda, sem ser substituído, que logo a seguir entra em estúdio para a gravar o seu álbum de estreia.

1997: Em setembro é editada a coletânea “Caos em Portugal”, na qual os Acromaníacos participam com “O Homem-Merda” e “Ainda Não”. Em novembro é editado o álbum “Dietarreia”, com 20 temas, entre os quais “Ding-Ding (das orchester der einlauf und auge-fett)”, que é uma pequena brincadeira da banda captada durante as sessões de gravação do álbum.

1998/1999: Em 1998 promovem o seu primeiro álbum e testam novos temas ao vivo, que viriam a ser gravados em 1999 para o segundo álbum, “XIII…Torceu dí Nôvo”, que, no entanto seria editado como mais uma maqueta com 26 temas.
2000/2001: O segundo álbum dos Acromaníacos seria “Qé Lête?!?”, gravado em 2000 e editado em 2001 em regime de edição de autor. O disco contém 41 temas originais, com “Chop-Suey de Cão” como faixa escondida, um tema gravado ao vivo a 17 de Março de 2001 em S. João da Talha. A 10 de dezembro de 2001, a editora independente brasileira Rotten Records, que tem o cunho do Português (ex-Garotos Podres), convida os Acromaníacos a participar com três faixas do álbum “Qé Lête?!?” na coletânea “Urbanoise 3”.

2002: É editada, em junho, a coletânea “Urbanoise 3”.

2003: A 2 de janeiro a Rotten Records lança o CD “Tributo Garotos Podres – 20 Anos de Podridão”, na qual ao Acromaníacos participam com a cover “Surfista de Pinico”, única banda portuguesa das 23 que fazem tributo a Garotos Podres (21 brasileiras e uma argentina). “Surfista de Pinico” é o primeiro videoclip dos Acromaníacos e aparece no 3.º álbum da banda (editado em 2004). Ainda em 2003 a editora brasileira Inconformado Discos edita a coletânea “Expresso HC, Volume 3 – Liberdade!”, na qual os Acromaníacos participam com o tema “Panem et Circenses”.

2004: Em maio é editado o álbum “Pitamupau”, composto por 13 temas, com selo portuguesa Anti-Corpos Do It Yourself. Em junho, ao Acromaníacos fazem uma digressão pela Península Ibérica com Garotos Podres. Gravam uma cover de Mão Morta, “Revi a Malvada Prima”.

2005/2006: O ano de 2005 foi muito produtivo para os Acromaníacos em termos de concertos, tocando por todo o país. Em abril é editada a coletânea “Ataque Frontal – Underground Português”, um edição da Impulso Atlântico em formato CD duplo em que os Acromaníacos participam com “Cherne Laranjinha”. Também neste ano participam com o tema “Subtil” na compilação “Porque Nada Se Constrói Sozinho”, editada pela portuguesa I Can C U.

2007: A cover “Revi a Malvada Prima” é incluída no CD tributo a Mão Morta, “E Se Depois…”, editada pela Raging Planet. Começam as gravações de “BOB”, o 4.º álbum dos Acromaníacos.

2008/2009: Em junho sai “BOB”, composto por 15 temas. Este CD contém também 12 videoclipes e é editado por A Vaca Morri. Os Acromaníacos tocam durante dois anos ao vivo na promoção do disco.

2010: Os Acromaníacos gravam uma cover dos Crise Total, “Descontrolado”.

2011: Este é o ano que marca os 20 anos dos Acromaníacos, que deram um concerto memorável para assinalar da melhor forma o seu aniversário. Este concerto foi gravado em áudio e em vídeo, para uma posterior edição nos formatos CD e DVD. É editado o Spilt EP 7'' intitulado “Couvers”, em parceria com Albert Fish, em vinil transparente sem qualquer cor. Esta edição foi ultra limitada, a 40 cópias, e conta com as covers de Acromaníacos feitas a Garotos Podres e a Mão Morta.

2012: No início de 2012 é lançado o 4 Way Split EP 7'' intitulado “Liga dos Últimos”, pelas editoras Zerowork Records, Your Poison Records e Oi!. Este trabalho, com bandas, Acromaníacos, Albert Fish, Facção Opposta e Canhões de Guerra, cada uma contribuindo com um tema. Os Acromaníacos lançam nesta edição a cover de Crise Total, “Descontrolado”. Também esta edição é limitada a 300 cópias em vinil transparente púrpura.

2013: Em fevereiro os Acromaníacos gravam um inédito “Relvas Daninhas” e em abril sai o tão esperado álbum duplo ao vivo, através das Zerowork Records e A Vaca Morri Records, com o título “A Tua Tia”, resultado do concerto comemorativo dos 20 anos de banda, que teve lugar no Clube Recreativo Bobadelense, na Bobadela, a 9 de dezembro de 2011. Em maio é editado o single “Pila Mole”, que inclui os temas “Bolachinhas Nuku” e “Battega” ao vivo. Estas canções foram repetidas no fim do concerto dos 20 anos de Acromaníacos, pelo que a banda optou por não as incluir no duplo CD ao vivo, de forma a não repetir as mesmas nesse registo, pelo que foram editadas à parte numa edição limitada a 20 exemplares, em vinil 7'' transparente, destinada a colecionadores.

2014: Em julho, os Acromaníacos participam com a canção “Bolachinhas Nuku”, numa coletânea de bandas portuguesas e mexicanas, editada apenas no formato digital através da mexicana Nación Libre.

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.