1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

PRANA: 21 de Dezembro de 2014 - 22H

PRANAPRANA

21 de Dezembro de 2014 - 22H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira



Prana é, segundo os Upanishades, antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmos, absorvida pelos os seres vivos através do ar que respiram.

Os Prana , não significasse "energia vital", conheceram-se num ambiente relaxado que combinava as noites de verão com amigos, guitarras, cerveja e um jardim. João Ferreira dedilhava na guitarra e Miguel Lestre improvisava na voz enquanto se conheciam musicalmente nesse jardim sentindo já que se tornava um assunto sério este novo projeto oriundo de S. João da Madeira.

Quando o verão terminou, conheceram o Diogo Leite, baterista e num salto mudaram as sessões do jardim para sua casa. As sessões transformaram-se em ensaios e assim nasceram os Prana. E da miscelânea de gostos e influências que traziam no bolso foram moldando e esculpindo o som até se encontrarem. O primeiro tema de Prana foi "Cordula", que viria, anos depois, a fazer parte do primeiro álbum. Outras canções foram surgindo, assim como os concertos locais, em bares, festas, pequenos festivais e toda uma nova aprendizagem.

Em 2008, os Prana apresentam-se com o CD-EP “1”, gravado nos estúdios da Numérica, com João Nuno como produtor. Este trabalho contém os 6 temas preferidos pelos Prana, dos que foram concebidos até à edição do disco.

Em 2011, os Prana editam "Trapo Trapézio", o seu primeiro álbum, gravado nos Estúdios da Valentim de Carvalho e produzido por Nélson Carvalho. E "Etanol" foi o tema escolhido para fazer parte da compilação "Novos Talentos FNAC 2011".

Em 2014, é editado o segundo álbum intitulado de "O Amor e Outros Azares", preparado e gravado ao longo de 2012 e 2013.

"O Amor e Outros Azares", dos Prana, continua a ser um assunto muito de todos nós. Depois de meses na estrada com concertos de norte a sul do país cantando sobre o amor, um amor em duplicado que tanto nos pode fazer voar de alegria como atirar-nos para o mais negro dos poços.

Mas o amor é um sentimento muito abrangente e funciona como um caleidoscópio do que é mais nosso como humanos mas ao mesmo tempo como seres sociais, como portugueses inseridos num sistema de valores. Singles como "Sapatos de Pedra", "A Valsa do Cupido" e a "Raiva" refletem este confronto mundano mantendo a mesma linguagem sonora tão caraterística dos Prana.

"O Amor e Outros Azares" foi gravado e misturado por Nélson Carvalho, nos Estúdios da Valentim de Carvalho, e produzido por Nélson Carvalho e Miguel Ferreira, dos Clã.

Formação: Miguel Lestre, voz; João Ferreira, guitarra; Diogo Leite, bateria.

Discografia: "1" (CD-EP, 2008); "Trapo Trapézio" (CD 2011); "O Amor e Outros Azares" (CD, 2014).

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.