1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

UHF: 4 de Janeiro de 2015 - 21H

UHFUHF

4 de Janeiro de 2014 - 21H

UHFãns



Os UHF são uma das bandas mais prestigiadas de rock portuguesas, sendo o grupo mais antigo em atividade, contando já com 36 anos de atividade. A formação inicial era composta por António Manuel Ribeiro (voz e guitarra), Carlos Peres (baixo), Renato Gomes (guitarra) e Américo Manuel (bateria). Atualmente é formada por António Manuel Ribeiro (voz e guitarra), António Côrte-Real (guitarra), Luís Simões “Cebola” (baixo), Ivan Cristiano (bateria) e Nuno Oliveira (teclas).

Em 1977, enquanto o punk rock conquistava Inglaterra, Portugal ainda procurava ajustar-se à liberdade recém conquistada. Os UHF foram dos primeiros a saciar uma imensa sede de rock nessa nova realidade social e política e foram os principais responsáveis pelo surgimento do chamado Boom do Rock Português no início da década de 1980, movimento que despertou a sociedade para o rock cantado na língua de Camões.

António Manuel Ribeiro (voz e guitarra), Carlos Peres (baixo), Alfredo Antunes (bateria) e um guitarrista brasileiro formam em 1977 na Costa de Caparica, Almada, os Purple Legion, banda de covers que atuava no circuito de bailes. Circuito, esse, que dominava o panorama musical da época.

Em 1978, já com Renato Gomes (guitarra) e Américo Manuel (bateria), iniciam as composições de autor e alteram o nome da banda para À Flor Da Pele e depois para UHF. E no início do mês de novembro dão o seu primeiro concerto no Bar É, nos Capuchos, em Lisboa, fazendo a primeira parte de Os Faíscas. Neste concerto de estreia, a voz principal dos UHF era a de Vitor Macaco, que pouco tempo esteve na banda. E António Manuel Ribeiro, que fazia de segundo guitarrista e coros, passou a assumir o papel de vocalista. No dia 18 de novembro de 1978 dão o seu segundo concerto, fazendo a primeira parte dos Aqui d'El Rock, na discoteca Brows, em Lisboa, e é esta a data oficial de aniversário dos UHF porque é o primeiro concerto com António Manuel Ribeiro como vocalista principal.

No dia 24 de novembro de 2014 foi editado o quinto álbum ao vivo dos UHF, na celebração dos seus 36 anos de carreira, “Duas Noites em Dezembro”, que regista parte dos dois concertos que tiveram lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e Casa da Música, no Porto, nos dias 7 e 18 de dezembro de 2013, respetivamente, marcando o encerramento da digressão comemorativa dos 35 anos dos UHF.

“Duas Noites em Dezembro” é um CD duplo com 28 canções, reunindo todos os clássicos dos UHF e algumas canções emblemáticas que não eram tocadas ao vivo há 30 anos. É um disco que reúne a força mística da palavra com a energia possante do rock, revelando uns UHF humildes, verdadeiros e modernos, com uma linguagem viril e atualizada através de canções que continuam com a mesma intensidade de sempre, quer lírica quer musical!

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.