1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

ANTIQUUS SCRIPTUM: 8 de Fevereiro de 2015 - 23H

ANTIQUUS SCRIPTUMANTIQUUS SCRIPTUM

8 de Fevereiro de 2015 - 23H

Catedral do Rock com Jorge Caldeira



Antiquus Scriptum nasceu em 1998, quando Sacerdos Magus saiu de The Firstborn Evil - onde foi baixista (Iblis) desde 1995. O projeto foi formado com ele, no baixo e voz, Asmodeus (Neoplasmah, Namek, Martelo Negro), na guitarra, e Drakonem Drakul, na bateria. Esta formação durou até ao fim de 1999, tocando somente uma única vez ao vivo nesse mesmo anno, no Ponto de Encontro de Almada, com Sistematic Collision.

Em Maio de 2000, já como projeto a solo de Sacerdos Magus, foi gravada a primeira demo tape, "In Pulverem Reverteris", registada como edição de autor com o próprio selo de Sacerdos Magus, a Eye of Horus Creations; foram feiras 50 cópias em k7 desta primeira edição. Para o trabalho foi convidados unicamente o seu antigo companheiro em The Firstborn Evil, o teclista Helskir (The Firstborn / Nagothrond) e para gravar o seu irmão Nyx Sludgedweller (Firstborn Evil / The Firstborn / Nargothrond), que tomou conta da produção e mistura. Esta participações iriam repetir-se por anos a fio até os dias de hoje, participando Nyx daí para a frente também na guitarra solo.

Durante 2001 e 2002 é gravado o primeira longa duração "Abi In Malam Pestem", álbum que só iria sair em 2007 pela nacional Nekrogoat Heresy Productions, devido a uma paragem abrupta do projeto devido a questões pessoais na vida de Sacerdos Magus. Esta editora reedita também mais tarde em formato k7 os álbuns "Abi In Malam Pestem" & "Immortalis Factus" pelo seu sub selo, a War Flagellation Productions.

Em 2008 é gravado o segundo álbum, "Immortalis Factus", para sair no ano seguinte pela norte-americana Ophiucus Records, em formato profissional, juntamente com a reedição do "Abi In Malam Pestem", também por esta editora. Neste mesmo anno, 2009 é editado o primeiro Best Of / Compilação de Antiquus Scriptum batizado de "Inner Depression (Syndromes Of Fear)", pelas duas editoras malasianas KVLT 666 Produktion & Soulsix Music.

Em 2010 é editado pela holandesa Victory By Fire Records um duplo CD, chamado de "Ex-Libris", que contem na íntegra o primeiro e segundo álbuns do projecto. Neste ascendente anno de 2010 é gravado o terceiro álbum, "Conclamatum Est", que acabaria por ser editado sem a autorização de Sacerdos Magus pela Satanica Productions da Nova Zelândia, após cancelamento de contrato. Esta editora reeditou também os dois primeiros álbuns, "Abi In Malam Pestem" & "Immortalis Factus", contra a vontade de Sacerdos Magus.

O projeto Antiquus Scriptum passou por um período de reflexão em 2011, sendo apenas reeditados estes dois primeiros álbuns pela editora alemã Runenstein Records, que em fevereiro de 2012 lança também o terceiro Best Of / Compilação de Antiquus Scriptum, "Symphonies of Winter Through Eternal Forests", agora comercializado pela editora.

No início de 2013, foi lançado também pela Runenstein o Best Of "... Recôndito É o Nocturno Covil do Misantropo... ( Tristeza & Honra em Capítulos IV )", que reúne todas as introduções, interlúdios e outros que Antiquus Scriptum tem em sua discografia, com edição limitadíssima a 100 exemplares. Em 29 de abril de 2013  foi lançado o CD split com outro projeto nacional, The Sorcerer, intitulado de "... Enterrai os Vivos e Cuidai dos Mortos..." pela editora alemã Runenstein Records, também, numa tiragem muito limitada de de 100 CDs . Em 29 de maio, foi lançado o quarto álbum, "Ars Longa, Vita Brevis...", através de uma nova editora, a alemã Pesttanz Klangschmiede, que editou este trabalho em Pro CD (1.000 cópias) + Digipack Deluxe (100 cópias). Em junho de 2013 foi finalmente lançado a edição oficial do álbum "Conclamatum Est", depois de alguns Invernos de desespero, pela editora austríaca Talheim Records (500 cópias). Em outubro de 2013, o teclista Helskir deixa o projeto. Neste período foram reeditados pela Pesttanz Klangschmiede o álbum "Immortalis Factus" em Pro CD (1.000 cópias) + Digipack Deluxe (100 cópias) e o álbum "Abi In Malam Pestem" em formato Professional + Digipack.

Para o futuro t-shirts serão feitas em breve pela Pesttanz, que se prepara para lançar toda a discografia de Antiquus Scriptum em vinil... Mais novidades em breve.

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.