1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

CALEMA & KATALEYA: 16 de Setembro de 2015 - 14H

Kataleya e CalemaCALEMA & KATALEYA

16 de Setembro de 2015 - 14H

Virados Para Merca com Nuno Merca



Fradique e António Mendes Ferreira, nasceram em São Tomé e Príncipe, respetivamente na Roça Ribeira-Peixe no sul do país (1987) e na capital São Tomé (1992).

Com a mesma mestiçagem que carateriza o povo Santomense, descendem de Cabo-verdianos, portugueses e angolares transportando em si uma diversa herança cultural que os conduziu à paixão pela música.

Frequentam a instrução primária em São João dos Angolares, capital do distrito de Caué, onde fizeram parte do grupocoral da Igreja de Santa Cruz dos Angolares.

Em 2009 procuram um nome mais curto e que tivesse um melhor significado e o escolhido mutuamente foi Calema. Calema significa uma especial ondulação na costa Africana, como as ondas ao chegar a praia trazem consigo sempre alguma coisa. Os Calema trazem : música, sorriso, emoções, cultura e o sol santomense.

Desde muito cedo participaram em vários concursos vencendo Lusartist e onde começaram a trabalhar o disco de estreia “Bomu Kêlê” (Vamos acreditar em crioulo). Disco repleto de surpresas em crioulo e em português, onde os Calema desafiaram-se compondo todos os temas do disco.

Estes dois rapazes surpreendem com o misto das suas vozes cristalinas, vozes puras, vozes potentes.

Onde eles passam nunca ficam desapercebidos, as suas personalidades humildes, músicos carismáticos, e por vezes chamados os anjos Calema.

A Kataleya nasceu a 05 de Outubro de 1990 no Rio de Janeiro. Viveu até aos seus quatro anos de idade no Brasil e depois emigrou para a Suíça. Desde os seus quatro anos de idade, demonstrou uma enorme atração pela música e foi motivada a desenvolver o seu talento e paixão pelas pessoas que a rodeavam.

Aos 11 anos, Kataleya recebeu como presente, do seu pai, a chance de gravar um CD com cinco músicas, e foi nessa altura que deu os seus primeiros passos em estúdio. Graças ao CD oferecido pelo Pai e após passar as audições, conseguiu entrar na Fundação Little Dreams. Esta fundação foi criada pelo artista internacional Phil Collins, que tem como objectivo ajudar jovens talentos. Foi-lhe então oferecida uma formação completa em canto, dança, teatro e também a oportunidade de atuar em palco regularmente. Participou no Festival Montreux Jazz durante quatro anos consecutivos, emprestou a sua voz para a animação do filme da Disney Tarzan 2, e partilhou o palco com artistas, tais como, Craig David, Bárbara Hendricks, Lionel Richie e também com Phil Collins no estádio de Düsseldorf. A sua voz atraiu também outros profissionais do ramo, e por isso foi convidada a cantar numa campanha televisiva de brinquedos da marca Tommy , como também participou num álbum no estilo House music.

Aos 18 anos, Kataleya deixou a Fundação Little Dreams e assinou de imediato contrato com a Label Klasszik, que dirige e produz atualmente as suas músicas e que pretende lançar o seu primeiro álbum de originais em 2014. Trabalha atualmente com grandes profissionais do ramo, como o seu produtor Nellson Klasszik, o cantor Anselmo Ralph, Pérola, Nelson Freitas, Rick Ross, entre outros. A nível de imagem, trabalha com Jihad Kahwajy, diretor de vídeo e fotografia na Jkp Studio. Em Dezembro de 2011, Kataleya lançou o seu primeiro single «Amor Não é Complicado», que entrou no top das classificações do canal Afro Music.

Em 2012, lança o seu segundo single «Me Diz Se é Sério», e pouco tempo depois o single «Fica». Gravou um videoclipe no Brasil e a sua passagem por Salvador da Bahia proporcionou-lhe estar ao lado do cantor Magary Lord para cantar no 463° aniversario da cidade, que contou com aproximadamente 100 mil espetadores.
Ainda em 2012, numa das suas passagens por Angola, foi convidada para cantar na passagem de ano em Luanda.

Em 2013, entrou em força em Angola e nos países de língua Portuguesa com o single «Dava Tudo», que foi rapidamente um sucesso. Nesse mesmo ano, Kataleya foi convidada pelo artista Anselmo Ralph para participar na abertura dos seus espetáculos na Tour Unitel por cinco províncias de Angola e descobriu o carinho e gosto do publico pelas suas músicas. Durante a sua estadia em Angola, foi convidada por diversos programas de rádios e estacões televisivas que mostraram interesse em saber mais sobre o fenómeno Kataleya. Ainda em 2013, foi uma das convidadas especiais do cantor Anselmo Ralph, para participar no seu grande show em Julho no «MEO Arena» em Lisboa.

Para 2014, Kataleya anunciou o lançamento de três novos temas, a muito esperado pelos seus fãs, “ Kafajeste", sendo que só o teaser conta com cerca de 75 mil visualizações no YouTube; “Atrevimento”, um dueto com o artista Anselmo Ralph e "Hoje é Hoje", estilo Afro House com o videoclipe gravado num bairro de Luanda, onde a cantora se atreve nas danças e ritmos Angolanos. Tudo isto no Maxi Single EP, que será a primeira obra musical lançada por Kataleya.

FONTE: Facebook Oficial Calema e Kataleya

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.