1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

JOANA AMENDOEIRA: 22 de Agosto de 2016 - 17H


Joana Amendoeira


22 de Agosto de 2016 - 17H

Nós As Mulheres com Cristina Santos e Susana Roldão




Joana Amendoeira é considerada uma das mais importantes fadistas da nova Geração. No seu cantar o fado ganha novo brilho, nova atitude sem se desviar da tradição.
Nascida em Santarém (Ribatejo), uma das regiões portuguesas com grande tradição de Fado, muito cedo descobriu o apelo para ser fadista e, aos 12 anos, vence a “Grande Noite do fado do Porto”.
Ao longo da sua carreira, teve a oportunidade de cantar nas melhores casas de Fado de Lisboa (Clube de Fado e Sr.Vinho) e nessa “escola” absorveu os grandes ensinamentos dos fadistas mais antigos e dos músicos. Todos lhe reconheciam a voz especial, a atitude, o talento e, gentilmente, lhe passaram a sua arte, as poesias e as histórias vividas. O seu último disco, «Amor mais perfeito» (2012), é um tributo especial ao seu grande mestre, José Fontes Rocha, um dos maiores guitarristas e compositores do Fado.
O seu percurso conta com oito discos editados e várias participações em compilações especiais de Fado, nacionais e internacionais, assim como vários prémios (entre eles, o de melhor Disco de Fado 2008, atribuído pela Fundação Amália Rodrigues), foi seleccionada para se apresentar em diversas Feiras de World Music, como o Mercat de Musica Viva de Vic 2003 (Espanha) e a Strictly Mundial 2005 (Canada) e teve a oportunidade de fazer digressões por diversos países como Espanha, Itália, Hungria, Lituânia, Suécia, Brasil, Argentina, EUA, India e Japão.
Joana Amendoeira defende com orgulho o legado do Fado sem de esquecer da sua própria expressão artística.

Fonte: Joana Amendoeira

No Estúdio POPULARFM

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.