1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Projeto de arte pública na aldeia mineira do Lousal

Sexta, 17 Novembro 2017 00:55

Grândola quer envolver comunidade na escolha de uma obra de arte

A população da aldeia mineira do Lousal, em Grândola, no litoral alentejano, vai ser chamada a participar na conceção de arte pública, ao abrigo de um protocolo hoje celebrado entre o município e a Faculdade de Belas Artes. "O que se pretende fazer é envolver a população na criação de um projeto que há de conduzir à construção de um objeto escultórico, pensamos nós, que seja concebido por aquela comunidade", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

Seixal reduz IMI pelo terceiro ano consecutivo

Sexta, 17 Novembro 2017 00:53

Câmara estima deixar de encaixar cerca de sete milhões de euros

A Câmara do Seixal anunciou a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,395 por cento em 2018, o que implica uma diminuição de verbas na ordem dos sete milhões de euros. “Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara do Seixal irá prosseguir a diminuição do valor da taxa do imposto municipal sobre imóveis, que se situará em 2018 nos 0,395 por cento. A opção por uma nova redução na taxa do IMI não irá colocar em causa a sustentabilidade das contas públicas e permite prosseguir uma política de investimento na qualidade de vida da população do concelho”, refere a autarquia em comunicado. A taxa do IMI no Seixal em 2017 foi de 0,4 por cento, enquanto em 2016 foi de 0,41 por cento.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

Sesimbra ao lado da comunidade piscatória

Sexta, 17 Novembro 2017 00:49

Autarquia quer debater pesca da sardinha com várias entidades

A Câmara de Sesimbra está a acompanhar com toda a atenção e preocupação as recentes notícias sobre possíveis restrições à pesca da Sardinha em Portugal, que surgiram a partir do conjunto de dados disponibilizados pelo International Council for the Exploration of the Sea, relativa a 2017. Estas notícias, que ignoram o aumento da biomassa na ordem dos 30 por cento registado nos últimos dois anos, em resultado da enorme contenção de pesca concretizada a partir de setembro de 2014, têm gerado enorme alarme junto das comunidades piscatórias. Neste sentido, o presidente da autarquia, Francisco Jesus, iniciou já um conjunto de contactos e reuniões com associações e entidades do setor para "debater o assunto, que é de enorme gravidade e importância para Sesimbra", refere o gabinete de comunicação da Câmara.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

PJ detém homem que terá ateado fogo em Alhos Vedros

Sexta, 17 Novembro 2017 00:47

Homem suspeito de ter ateado fogo à residência da família

Um homem de 41 anos foi detido pela Polícia Judiciária por suspeita de ter ateado fogo à residência da família, na zona de Alhos Vedros, concelho da Moita. “Na última terça-feira, pela manhã, na sequência de desavenças com a pessoa com quem vivia maritalmente há alguns anos, concretizando ameaças anteriores e na iminência de terminar a relação, o autor decidiu pegar fogo à residência da família”, revelou PJ.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

ExpressArte decorre no distrito de Setúbal

Quinta, 16 Novembro 2017 00:44

Inclusão garante igualdade de oportunidades na participação em atividades artísticas

Um espetáculo de música, dança e teatro deu início no dia 13 ao XVIII ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, de promoção do trabalho desenvolvido por instituições junto de pessoas com deficiência, que decorre até 7 de Dezembro. O festival, organizado pela APPACDM de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal, conta com um conjunto de atividades, a decorrer nos concelhos de Setúbal, Palmela, Moita e Montijo, com a participação de várias associações com intervenção na área da deficiência e grupos de teatro, dança e música que utilizam as expressões artísticas com fins terapêuticos, de diversão e de inclusão social. O objetivo do ExpressArte é “garantir igualdade de oportunidades na participação em atividades artísticas”, ou seja, “assegurar a participação de todos os cidadãos em processos de criação artística e provar que todos podem fazê-lo em condições que os dignifiquem”.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

Transtejo vai ampliar Cais do Seixalinho no Montijo

Quinta, 16 Novembro 2017 00:41

Empresa admite que não tem barcos suficientes mas irá comprar novos navios

A Câmara do Montijo e a empresa Transtejo reuniram-se esta quarta-feira para discutir os constrangimentos na ligação fluvial com Lisboa e o impacto que o novo aeroporto pode ter no transporte fluvial. O presidente da autarquia, Nuno Canta, e o vereador responsável pelo pelouro dos Transportes, Ricardo Bernardes, reuniram com a administração da Transtejo, na sede da empresa, no Cais do Sodré. “Em cima da mesa estiveram duas questões: os actuais constrangimentos na travessia fluvial Montijo-Lisboa e o alargamento da oferta de transportes públicos fluviais em resposta às necessidades do futuro Aeroporto do Montijo”, revela a autarquia, em nota de imprensa. A empresa admite que não tem barcos suficientes na ligação fluvial mas compromete-se a aumentar o número de carreiras entre o Montijo e Lisboa, para responder aos desafios do novo Aeroporto do Montijo.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

Assalto em Almada acaba com mulher morta em Lisboa

Quarta, 15 Novembro 2017 00:38

Aberto inquérito à morte de mulher durante perseguição policial

Uma mulher morreu durante uma perseguição policial, em Lisboa. A vítima mortal, atingida no pescoço pela PSP, foi abatida por engano depois de a viatura em que seguia ter sido confundida com uma outra envolvida num assalto a uma caixa multibanco. O episódio registou-se esta quarta-feira de madrugada, quando dois homens assaltaram uma caixa multibanco na Avenida Bento Gonçalves, em Almada. Os criminosos colocaram-se em fuga, levando as autoridades a iniciar uma perseguição, que atravessou a Ponte 25 de Abril, chegou à Rotunda do Relógio, junto ao aeroporto de Lisboa. A Inspecção Geral da Administração Interna já abriu um inquérito para apurar em que circunstância ocorreu esta morte.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

Rastreio alerta em Dia da Diabetes em Setúbal

Quarta, 15 Novembro 2017 00:35

Doença afeta mais de 13 por cento da população portuguesa

Rastreios à glicemia e esclarecimentos sobre a prevenção da diabetes foram proporcionados à população na manhã de terça-feira, no Mercado do Livramento, em Setúbal, numa ação que envolveu cerca de uma centena de pessoas. Na placa central do mercado, Carla Martins e Sara Almeida, técnicas da farmácia Monte Belo, não tiveram mãos a medir toda a manhã para atender as pessoas que, quer por curiosidade, quer porque têm a doença ou porque já tiveram algum indício de que podem vir a tê-la, decidiram fazer o rastreio da diabetes. Entre dez a doze portugueses morrem a cada dia, em média, por diabetes, uma doença que afeta mais de um milhão de pessoas em Portugal, segundo um relatório nacional divulgado esta terça-feira.

Ler mais...

ADN - Agência de Notícias

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.