1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

CONSULTA PÚBLICA: Cine-Teatro S. João

Segunda, 20 Fevereiro 2012 17:57

Consulta pública em curso

Cine-Teatro S. João classificado como

Monumento de Interesse Público

 Foi publicado em Diário da República, a 14 de Fevereiro, o projecto de decisão relativo à classificação do Cine-Teatro S. João, em Palmela, como Monumento de Interesse Público, pelo IGESPAR. A decisão integra a fixação de uma ZEP – Zona Especial de Protecção, com o objectivo de assegurar a protecção do edifício e da sua envolvente. O período de consulta pública está a decorrer e termina a 27 de Março. As observações dos interessados devem ser apresentadas junto da DRCLVT – Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, que se pronunciará no prazo de 15 dias úteis. Caso não sejam apresentadas observações, a classificação e a ZEP serão publicadas em Diário da República, tornando-se efectivas e abrangendo, a partir dessa data, os imóveis aí incluídos.

O Cine-Teatro S. João, sala de espectáculos por excelência do concelho de Palmela, foi mandada erigir por Humberto da Silva Cardoso e inaugurou a 26 de Julho de 1952. O arquitecto Wily Braun, o engenheiro Pedro Cavalleri e o encarregado da construção, António Ventura, deram corpo a um edifício harmonioso, sóbrio, com amplos espaços interiores e uma sala recheada de pormenores decorativos. Encerrado em 1981 e reaberto em 1991, depois da aquisição pela Câmara Municipal, o Cine-Teatro foi alvo de uma intervenção profunda de recuperação entre o final de 2009 e o primeiro trimestre de 2010. A intervenção incidiu em duas vertentes: por um lado, o restauro e conservação dos elementos de interesse artístico e patrimonial do edifício; por outro, a realização de um conjunto de obras e infra-estruturas fundamentais para a qualidade, segurança e modernização do edifício, de acordo com os novos usos e valências que, actualmente, comporta.

O processo administrativo original está disponível para consulta na DRCLVT, situada na Avenida Infante Santo, n.º 69, 1º, em Lisboa. Informações em www.cm-palmela.pt, www.drclvt.pt e www.igespar.pt.

 

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.