1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

DIA DA FREGUESIA - CINEMA TEATRO JOAQUIM D'ALMEIDA

Sexta, 14 Setembro 2012 16:19

FREGUESIA HOMENAGEIA FIGURAS DA TERRA

As comemorações do dia da Freguesia do Montijo iniciam-se no dia 14 de setembro com o espetáculo “Cantar Simone” pelo Grupo Coral do Montijo, às 21h00 no Cinema Teatro Joaquim D’Almeida. No dia 15 de setembro, comemora-se o Dia da Freguesia do Montijo e pelo 14.º ano consecutivo a Junta de Freguesia do Montijo irá homenagear figuras da terra atribuindo-lhes a mais a mais alta distinção “ Barca Aldegalega”. Este ano, a distinção “Barca Aldegalega” será entregue a Clotilde Dimas, Joaquim Baliza e Vasco Lucas.

   A cerimónia terá inicio com a atuação dos alunos do conservatório regional de artes do montijo, d às 21 horas, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, seguindo-se a entrega dos prémio de mérito “Barca Aldegalega”, a encerrar este evento subirá ao palco fadista Joana Amendoeira.

    A homenageada Maria Clotilde Dimas, natural de Montijo, licenciou-se no ano de 1978, em Matemática – ramo educacional na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Exerceu a profissão de docente até 2011, na Escola Secundária Jorge Peixinho, tendo sido também formadora na Escola Profissional de Montijo. No ano transato o Rotary Club de Montijo homenageou-a no final da sua carreira, atribuindo-lhe a medalha de Profissional do Ano.

   Joaquim Manuel Valador Baliza, natural de Montijo, foi Chefe de Finanças Nível I na Autoridade Tributária e Aduaneira. A par da atividade profissional, Joaquim Baliza apresenta grande experiência no domínio do associativismo, tendo pertencido à Direção de diversas associações da terra. Integra a Direção da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro há 22 anos, dez dos quais como Presidente.

   António Vasco de Almeida Lucas é natural de Montijo, licenciado Medicina Veterinária.

   No desempenho da sua atividade, integrou várias comissões de estudos e regulamentos, colaborou na organização de concursos pecuários, comissões executivas de feiras agropecuárias e participou em muitos congressos e missões internacionais.

Recorde-se, que o prémio Barca Aldegalega destina-se a homenagear as figuras públicas que contribuem com a sua intervenção para a promoção e desenvolvimento da cidade do montijo.

  

 

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.