1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

RUSSIAN CLASSICAL BALLET REGRESSA A PALMELA COM “GISELLE”

Segunda, 25 Fevereiro 2013 18:37

Na próxima quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o Cineteatro S. João, em Palmela, volta a receber o Russian Classical Ballet, para uma noite de encanto e glamour com o espetáculo “Giselle”, de Adolphe Adam, numa organização Classic Stage com a Câmara Municipal de Palmela.

Considerada uma das mais expressivas obras-primas do ballet romântico, “Giselle” é um bailado em dois atos, que narra a história de uma jovem camponesa, de origens modestas, apaixonada por Albrecht, Príncipe da Silesia, que se faz passar por camponês para conquistar o seu amor. Quando descobre a mentira, Giselle é levada à loucura e acaba por sucumbir, mas o amor dos dois prolonga-se para além da morte, num mundo sobrenatural.

O espetáculo estreou em Paris, a 28 de junho de 1841, com autoria de Adam, sobre o libreto de Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges e Théophile Gautier, com coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot, posteriormente adaptada por Marius Petipa. O papel de Giselle é, desde então, um dos mais apreciados pelas grandes bailarinas, pelo grau elevado de exigência técnica e estilística.

Com duração de 120 minutos, o espetáculo tem início às 21h30 e destina-se a maiores de três anos. Os bilhetes têm o valor de 23 euros para a plateia e 19 euros para o balcão (desconto de 10% para maiores de 65 anos, menores de 16, grupos de mais de dez pessoas e desempregados – mediante apresentação de documento comprovativo emitido pela Segurança Social). As reservas deverão ser realizadas através do telefone 212336630, e levantadas até 48 horas antes do dia do espetáculo.

Sinopse:
            «Giselle narra a história de uma jovem camponesa, terna e translúcida figura de origens modestas, apaixonada por Albrecht, Príncipe da Silesia, que se faz passar por um camponês para conquistar o seu amor. Perante o embuste, a alma de Giselle é consumida pela mágoa. Inconsolável, vê-se envolvida numa espiral de desespero, que conduz a jovem à loucura, sucumbindo perante terrível dor infligida no seu frágil coração. O amor eterno de Giselle por Albrecht, que à noite visita o seu túmulo, salva-o de ver o seu espírito possuído pelas Wilis espectrais, fantasmas vampíricos de jovens noivas que morreram antes do dia do seu casamento, e por Myrtha, Rainha das Wilis. Sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até à morte. Giselle intervém, dançando no lugar de Albert, impedindo assim que este sucumba de exaustão, quebrando o feitiço das Wilis. Com o nascer do sol, as Wilis regressam aos seus sepulcros; Giselle deve regressar, mas não sem antes perdoar Albrecht. Na despedida, promessas de amor eterno apaziguam a anunciada separação. Giselle é agora uma Wili para o resto da eternidade.»

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.