EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS
Domingo, 21 Abril 2013 14:26
Em abril, as embarcações tradicionais do Seixal começam a época de passeios no Tejo A época de navegação das embarcações tradicionais decorre até outubro e ao longo destes meses realizam-se vários ateliês, visitas e passeios temáticos a bordo. As iniciativas previstas são as seguintes:
Nós e o Rio: Durante o passeio no Tejo, os jovens participantes com o apoio direto da tripulação, aprendem a fazer diversos nós de marinheiro – nó direito, nó de trempe, nó de pescador, entre outros.
Descobertas no Ecomuseu/ /Bote de Fragata: Exploração científica da embarcação, focando aspetos relacionados com a navegação. Realização de atividades com base nas velas, no leme, nos motivos decorativos, nos cadernais e noutros elementos existentes a bordo.
Perna Longa Voa, Voa, do Seixal a Corroios: Um perna--longa perdeu-se na Baía do Seixal e não consegue encontrar o caminho de volta até ao Moinho de Maré de Corroios. Os participantes são convidados a mostrar-lhe o caminho até lá, fazendo um passeio no bote de fragata.
Mais Moinhos para Conhecer: percurso de barco pela Baía do Seixal, para observação e interpretação dos moinhos de maré existentes no concelho, com desembarque e visita ao Moinho de Maré de Corroios.
Este Verão Descubra o Seixal: percurso pela Baía do Seixal no bote de fragata, com visita ao interior da antiga fábrica Mundet, no Seixal.
Este Verão Descubra a Amora: Percurso de barco pela Baía do Seixal, com passeio a pé pelo Núcleo Urbano Antigo de Amora.
Este Verão Descubra a Arrentela: percurso de barco pela Baía do Seixal, com passeio a pé pelo Núcleo Antigo de Arrentela.
Este Verão Descubra os Moinhos de Maré: Passeio pela Baía do Seixal, à descoberta dos seus moinhos de maré. Desembarque no Núcleo do Moinho de Maré de Corroios com visita ao seu interior.
Do Seixal à Moita: passeio pelo Tejo até à Moita, onde os participantes poderão assistir às Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem.