1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Setúbal: Município Promove Seminário “Da Prevenção à Preservação”

Terça, 04 Março 2014 14:15

Presidente no SeminárioA defesa e proteção da Arrábida foram o mote para o seminário “Da Prevenção à Preservação” realizado no passado dia 28 de Fevereiro, no Fórum Luisa Todi, em Setúbal. E na abertura do encontro a Presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, garante que a cordilheira, candidata a Património Mundial Misto da Humanidade é “sem qualquer dúvida, um património que importa preservar em permanência, sem hesitações, sem falhas, sem estrangulamentos, sejam eles de que natureza for”.

A realização de um protocolo de colaboração com o Exército, através do Regimento de Engenharia n.º 1 da Pontinha, para a reabilitação de caminhos e o controlo da densidade florestal no Parque Natural da Arrábida foi um dos investimentos destacados.

A dinamização de iniciativas de sensibilização junto da comunidade escolar, o funcionamento do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal e a elaboração de planos intermunicipais de defesa da floresta contra incêndios e de planos operacionais municipais foram outras medidas enunciadas.

As autarquias, indicou Maria das Dores Meira, estão “sempre disponíveis para assumir mais responsabilidades e competências”, mas, para cumprir essas tarefas, é necessário “os correspondentes meios financeiros, o que, não tem acontecido, nesta e noutras situações”.

A importância da realização do seminário foi evidenciada por Maria de Jesus Fernandes, em representação da presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. “É um marco muito importante no trabalho que está a ser dinamizado na defesa da floresta e na prevenção de incêndios.”

Trabalhos de desmatação manual e mecânica, de alargamento de plataformas e de execução de valetas, passagens hidráulicas e recarga e compactação de caminhos e trilhos foram as principais operações asseguradas pelos militares em perto de três dezenas de quilómetros no Parque Natural da Arrábida. Nesta intervenção, em execução há mais de um ano e com conclusão prevista durante o primeiro semestre de 2014, estão envolvidos, em permanência, nove operacionais do Exército e oito máquinas de engenharia. No total, além das zonas de circulação, uma área com 70 mil metros quadrados foi já alvo de trabalhos de desmatação.

Após o almoço, o encontro incluiu uma visita de campo ao Parque Natural da Arrábida.

Pedro Ramos Bichardo

Fonte: Município de Setúbal

Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.
Please update your Flash Player to view content.