saiba mais sobre a sua rádio de eleição!

A Estação emissora 90.9 FM, é a rádio da música em Português.

A Origem

Em Fevereiro de 1986, o Som do Pinhal iniciou as suas emissões regulares ainda inseridas no universo das “Rádios Piratas”. Um ano mais tarde, no dia 3 de Setembro de 1987, foi criado oficialmente, enquanto Cooperativa, o Som do Pinhal – Cooperativa de Radiodifusão, C.R.L., com o respetivo Alvará de Radiodifusão.

Durante essa fase de instalação, já em 1987, primeiro em instalações cedidas por parceria pelo Centro de Ocupação Infantil e mais tarde por outras apoiadas e apetrechadas em parceria com a Câmara Municipal de Palmela foi possível dar seguimento ao desenvolvimento económico do Alvará e iniciar-se um ciclo de formação dos futuros profissionais. Foi publicado em Diário da Republica em Janeiro de 1997 a aprovação do aumento de potência de radiodifusão. Este acontecimento contribuiu para uma responsabilidade acrescida no conteúdo da programação e na consolidação da Cooperativa/Rádio.

Desde Fevereiro de 1995, o Som do Pinhal Rádio optou por uma denominação mais comercial. Assim, a “POPULARFM”, nome adoptado de acordo com os Estatutos da Cooperativa, e assim inscrito oficialmente, pretendendo-se manter e ampliar a sua imagem de marca: emissão exclusivamente em português, com qualidade, dirigido a um auditório local e popular.

as ações
da Popular fm

A Rádio POPULARFM tem levado a efeito, ao longo de toda a sua existência, inúmeras acções, tais como “a dinamização recreativa e cultural”, através da radiodifusão de programas, espectáculos e outras actividades de carácter local. O Som do Pinhal tem como principal característica a inovação e a distinção no mercado onde se insere. Embora como Rádio Local, e no conceito da Lei, cujo alvará está atribuído pelo Montijo, a POPULARFM tem como estratégia limítrofe além do Montijo e no âmbito da àrea da Grande Lisboa e Vale do Tejo.

Marcamos a diferença com uma programação bem diferente da estação concorrente. A grande aposta da POPULARFM dirige-se para a Informação, o Desporto e sobretudo, a divulgação da música Portuguesa e de expressão Portuguesa, apoio aos costumes e tradições nacionais. No que diz respeito à Informação, todas as noticias, quer de carácter regional, quer de carácter nacional, são elaboradas pelos nossos jornalistas com rigor e profissionalismo. O Desporto é outro dos grandes pilares da POPULARFM , que nos distingue das restantes rádios. È realizada a cobertura exclusiva de alguns jogos de equipas da região.

Porque somos a melhor emissora de música em Português?

transmissão de música com
100% de expressão portuguesa

A rádio POPULARFM também se distingue pela transmissão de musica 100% de expressão portuguesa, onde nunca se esquece o lançamento de novos valores. Em Setembro de 2001 e em parceria com a Corigues, Lda., a Cooperativa adquiriu novas instalações adequadas aos novos desafios tecnológicos e sobretudo com condições de trabalho dignas para os profissionais que produzem a POPULARFM .

Durante 2002 e 2003 e com as consequências da recessão económica Nacional constatando com o grande investimento das novas instalações foram anos de contenção e de moderação, onde a qualidade radiofónica foi por vezes a possível, embora nunca a POPULARFM abandonasse os seus básicos objectivos. Nesse sentido e aproveitando algum tempo de “pausa forçada”, a Cooperativa entendeu constituir uma Sociedade para a Gestão do seu Alvará da POPULARFM. O Som do Pinhal II, Multimédia, Lda. foi o nome consensual cuja actividade comercial se iniciou em 01 de Janeiro de 2004, remetendo a Cooperativa e aos seus Cooperantes para a acção de fiscalização aos objectivos traçados. Já durante o inicio de 2004, e por força da aprovação de uma candidatura oficial aos Incentivos para a remodelação tecnológica, a POPULARFM está a substituir grande parte do seu equipamento analógico por digital, retomando assim os conceitos de qualidade cada vez mais exigidos num mercado pequeno e naturalmente selectivo.

Assim, 25 anos depois, podemos dizer que a Rádio Local – POPULARFM com mais força, melhores instalações, melhor equipamento e melhores profissionais está e continuará na sua caminhada pela Grande Lisboa.

Estatuto Editorial


1.º – Popular FM é uma Sociedade de Radiodifusão, orientada pelos princípios da liberdade, isenção e independência, que privilegia uma informação rigorosa e objectiva procurando evitar o campo do sensacionalismo.

2.º – Popular FM é independente do poder político e religioso bem como de associações sindicais, patronais e profissionais.

3.º – Popular FM garante aos cidadãos o direito de informar, de se informar e ser informado sem quaisquer impedimentos.

4.º – Popular FM tem como um dos objectivos contribuir para a valorização cultural da população, educando ao mesmo tempo e incentivando o confronto de opiniões e de ideias.

5.º – Popular FM respeita as leis do mercado, no campo comercial, salvaguardando os valores deontológicos.

6.º – No Popular FM há sempre espaço para o direito de resposta, a quem por qualquer motivo, ficar ou sentir-se afectado na sua reputação, desde que seja feito nas condições legais.

7.º – Popular FM garante o compromisso de respeitar os direitos dos ouvintes, a ética profissional e, nos casos aplicáveis, os princípios deontológicos do jornalismo.

8.º – A música portuguesa é a nossa “marca”. Com ela valorizamos o que é português e nomeadamente o que é da região, contribuindo para que cada vez mais portugueses ouçam e sintonizem o Popular FM. e para o reforço da identidade cultural da zona.